Artesanado de Palha de milho, da cidade de Redenção da Serra. Artesã Giselda. Fotografia de Reinaldo Meneguim

Abaçaí Cultura e Arte

A Abaçaí Cultura e Arte é uma instituição sem fins lucrativos e de direito privado, com atuação diversificada, e que nestes 41 anos de existência, tem mantido uma atuação regular valorizando a arte e a cultura do povo brasileiro, nas suas diferentes vertentes.

Surgindo em 1973, a partir de um programa de ação cultural desenvolvido em uma escola pública da cidade de São Paulo, e enveredando, inicialmente, pelos caminhos do teatro amador, desenvolveu trabalhos com o foco no melhor aproveitamento das manifestações da nossa cultura popular para o processo de criação teatral, ressaltando suas características identitárias e voltados ao grande público. Sem perder o tom contestatório, à época vigente, as produções da Abaçaí para o teatro prezavam, primordialmente, pela busca do envolvimento e do encantamento de sua assistência, o que as revestia, por isso mesmo, de grande criatividade e originalidade.


Clique aqui para acessar o site da Abaçaí


Em decorrência dos espetáculos que produziu e pelos quais foi premiada, a Abaçaí aprofundou suas atividades na pesquisa de campo, regular, e na documentação das danças, do artesanato, da culinária e das manifestações votivas presentes em todo o Brasil. E foi do interior paulista, que as incursões realizadas ao longo do anos 80 extraíram o grande acervo audiovisual que hoje é preservado, e que serve de referência à pesquisa e ao estudo dos seus interessados.

Equipe da produção do Revelando São Paulo.
Equipe da produção do Revelando São Paulo. Foto: Rafael Leitão.

Da relação que se firmou com os municípios neste período, a Abaçaí conquistou a credibilidade que a credenciou para realizar, junto com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, uma das primeiras políticas públicas existentes no País voltadas à valorização do segmento tradicional da cultura: o programa Revelando São Paulo.

Do resultado obtido com este programa, a Secretaria de Estado da Cultura convidou a Abaçaí a se somar no gerenciamento de outros seis projetos da pasta, que se voltam à relação com os municípios paulistas, com vistas a melhor gestão dos recursos que lhes são destinados, dinamização dos resultados obtidos e à própria sustentatibilidade, com a busca de parceiros.

Diante deste novo desafio, assumido em 2005, a Abaçaí Cultura e Arte reestruturou-se em um quadro de colaboradores estáveis e qualificados, que se prestam à produção desses projetos junto aos municípios parceiros, bem como à administração do fluxo de informações e recursos que passaram a existir.

Equipe do Mapa Cultural Paulista
Equipe do Mapa Cultural Paulista. Foto: Reinaldo Meneguim.

Organizada sob a inspiração de conceitos contemporâneos, como o da Governança Corporativa, a Instituição conta com um Conselho de Administração formado por personalidades representativas da academia, da sociedade civil organizada e do empresariado, que partilham de seus conhecimentos e compromissos na elaboração e avaliação de caminhos e estratégias que trilhamos.

Desta forma nossos esforços contínuos se voltam à união entre a boa gestão dos recursos públicos, que nos são confiados, e os conceitos que cultivamos ao longo de praticamente quatro décadas, sobre o fazer artístico e a ação cultural, processual e contínua.

Nesta harmonia pretendida reside a legitimidade da nossa atuação, enquanto organização não governamental, mas pública, pela relação buscada e mantida junto à população e junto aos demais agentes sociais do estado de São Paulo, parceiros das ações que hoje desenvolvemos.


Clique aqui para acessar o facebook da Abaçaí


 

 

Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.