Artesanado de Palha de milho, da cidade de Redenção da Serra. Artesã Giselda. Fotografia de Reinaldo Meneguim

Artesanatos

O artesanato é um dos tópicos de abordagem mais complexa, e mais desafiadora, no universo da cultura popular. Neste item consideramos somente a produção que, mantendo laços com a história da comunidade que a produz, conserva traços identitários.

Não consideraremos aqui a produção sem lastro, trabalhos manuais executados, via de regra, calcados em fórmulas ou mesmo em moldes acessados em “cursos de artesanato, programas de tevê ou publicações especializadas”. Quase sempre de origem urbana, ainda que se reconheça que nos espaços urbanos se encontrem, mais frequentemente do que se possa imaginar produções de cunho tradicional, estes produtos possuem a marca da repetição pura e simples, do seriamento, da preocupação meramente comercial, além de valor estético duvidoso.

Neste tópico não incluímos, também, a produção artesanal de excelência, podendo esta ser considerada em outro espaço deste site.

Frequentemente o homem, do campo ou mesmo da cidade, não obstante o acesso fácil aos produtos industrializados, produz artesanatos, peças e objetos com que buscam atender às necessidades imediatas da vida quotidiana. Utiliza-se de materiais abundantes em seu meio, fibras vegetais, couro curtido ou cru, argila, além de matérias primas industrializadas, não raro lançando mão da reciclagem de materiais de sucatas. Tais peças se caracterizam por suas finalidades utilitárias, não tendo a ver com os artesanatos de suvenires ou os trabalhos manuais ensinados/aprendidos através da mídia, de publicações especializadas ou dos programas sociais mantidos por órgãos públicos ou entidades.

A grande produção artesanal tradicional que se observa em todas as regiões do país, com marcas identitárias, apresenta-se diversificada, em várias técnicas.

Obs.
Para que estas informações pertinentes a artesanato possam ser melhor compreendidas, sugerimos o cotejamento com as que dizem respeito a arte popular.

Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.