Mostra de Vídeo apresenta curtas de animação, documentário e ficção

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e a Organização Social Abaçaí Cultura e Arte realizam, no dia 25 de junho, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a Mostra da Fase Estadual da expressão Vídeo do Mapa Cultural Paulista, com trabalhos individuais ou coletivos, nos gêneros animação, documentário e ficção.

Serão apresentados 10 vídeos de curta metragem selecionados entre as 13 regiões de São Paulo. A Mostra, que tem início às 14h, será dividida em 2 blocos com 5 trabalhos. Os vídeos selecionados para Fase Estadual representam as cidades de Presidente Venceslau, Ourinhos, Jacareí, Porto Feliz, Batatais, Penápolis, São Vicente, Bariri, Atibaia e Santana de Parnaíba.

A proposta original do projeto Mapa Cultural Paulista, criado em 1995, é a de promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado. Essa ideia nasceu da necessidade de fomentar a produção cultural do interior, revelando valores em segmentos com pouco acesso aos meios de comunicação e, portanto, com pouca visibilidade. Buscou-se com o projeto criar uma grande vitrine cultural que identifica, ressalta e divulga a produção cultural das diversas regiões do interior paulista.

Confira abaixo a programação com o nome dos selecionados e dos vídeos:

SERVIÇO: Mostra da Fase Estadual da expressão Vídeo do Mapa Cultural Paulista 2016

Data: 25 de Junho de 2016

Horário: A partir das 14h

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto dos Pinheiros, São Paulo (SP).

Veja como Chegar de Transporte Público (Clique Aqui)

Veja como Chegar de Carro (Clique Aqui)

Programação:

1° Bloco – A partir das 14h, com término previsto para 15h30

Vídeo: Projeto HQ: Uma visão do publico e mercado de quadrinhos do Brasil (Documentário)

Autor: Rafael Sá

Região: Grande São Paulo

Cidade: Santana de Parnaíba

Roteiro: Elisabeth Andrade/Raquel Sá

Direção: Rafael dos Santos Fonseca

Sinopse: O documentário é um média metragem sobre o universo de quadrinhos no Brasil. Segundo a visão de especialistas e quadrinistas, fala sobre produções e historia dos quadrinhos no Brasil e faz uma análise de mercado e de público leitor. O filme conta com nomes importantes do meio dos quadrinhos como Didney Gusman, Rogerio Saladino, Waldomiro Vergueiro e outros.

Duração: 28m

Vídeo: Sonhos do Caculé (Ficção)

Autor: Grupo “Caculé”

Região: Presidente Prudente

Cidade: Presidente Venceslau

Roteiro: Ari Florentino da Silva e Klaison Gustavo Simeoni

Direção: Klaison Gustavo Simeoni

Sinopse: Sonhos de Caculé é uma produção independente e retrata a migração de um homem em busca de melhorias e qualidade de vida para sua família. Ocorre nos anos 50, em um período negro na história da ocupação de terras no Pontal do Paranapanema, mais precisamente em Presidente Venceslau e Presidente Epitácio. A trama é vivida pelos personagens Tonho “Caxí” e Rosinha, migrantes nordestinos.

Duração: 24m05

Vídeo: Comédia Dramática (Ficção)

Autor: Caique Tosques

Região: Ribeirão Preto

Cidade: Batatais

Roteiro/Direção: Caique Tostes

Sinopse: História de um encontro amoroso que se transforma em grande confusão. Uma série de espirros mágicos toma conta do protagonista, prometendo arruinar seu encontro. Inspirado nos filmes do precursor dos efeitos especiais no cinema, Georges Meliès, o filme entra no sonho do protagonista, onde vários desencontros mágicos geram dúvida se foi sonho ou realidade. De espirro a espiro, a surpresa é garantida.

Duração: 8m30

Vídeo: Gilmar – Ofício Cabeleireiro (Documentário)

Autor: Dannyel Leite

Região: São José dos Campos

Cidade: Jacareí

Roteiro: Larissa Resende

Direção: Dannyel Leite

Sinopse: O curta conta a história de Gilmar Pinto de Oliveira, cabeleireiro com mais de 64 anos de experiência que aprendeu seu ofício aos 15 anos de idade ensinado pelo pai, o conhecido Pintinho Barbeiro de Jacareí, figura muito presente, ainda hoje, na vida e nos valores que Gilmar carrega. Aos 80 anos, Gilmar faz um relato repleto de sabedoria, emoção e amor por seu ofício.

Duração: 11m03

Vídeo: Fractus (Ficção)

Autor: Cleber Avancini

Região: Sorocaba

Cidade: Porto Feliz

Roteiro/Direção: Cleber Avancini

Região: Sorocaba

Sinopse: Um jovem que viveu intensamente o ano se 1968 se vê perdido em uma sala de espera de um hospital muito bem iluminado, sem qualquer lembrança do que faz ali e quem ele é, e acaba criando para si uma realidade alternativa. Por meio de fragmentos, Fractus não vem apresentar um começo, um meio ou um fim, nem abordar o que é certo ou errado, mas sim mostrar que o mundo é muito mais complexo do que a ingênua visão do jovem, e nossa identidade se faz em fragmentos de lembranças.

Duração: 18m48

2° Bloco

Vídeo: Despedida (Ficção)

Autor: Lucas Casella

Região: Araçatuba

Cidade: Penápolis

Roteiro: Grupo Cinplis

Direção: Lucas Casella e Grupo Cinplis

Sinopse: Uma mulher deixa em carta a sua despedida. Todas as frustrações e arrependimentos são colocados em uma reflexão profunda, com um final surpreendente. Filmado em março de 2014 no Museu Histórico de Penápolis.

Duração: 05m02s

Vídeo: O homem que voava com os peixes (Documentário)

Autor: Noise Coletivo

Região: Baixada Santista

Cidade: São Vicente

Roteiro: Rachel Munhoz

Direção: Rachel Munhoz E Gael Mota

Sinopse: Da invenção de instrumentos musicais à criação de uma editora artesanal, as Edições Caiçaras, “O Homem que Voava com os Peixes” conta a história de Marcio Barreto em seu emaranhado cotidiano artístico. Um convite à reflexão sobre novos papéis na sociedade e no ambiente em que estamos inseridos, religando raízes através dos mares que criamos para navegar.

Duração: 6m

Vídeo: Os engraxates (Ficção)

Autor: Ricardo Fernandes Rodrigues

Região: Bauru

Cidade: Bariri

Roteiro/Direção: Ricardo Fernandes Rodrigues

Sinopse: “Os Engraxates” contam a história de Baiano, Cabeça, Dedo, Venâncio, Beiço e Dedé, garotos pobres de uma cidade do interior. Liderados por Baiano, esses meninos são chamados de Engraxates. Tudo vai bem até que se envolvem com Taturana e Visgo, com promessas de dinheiro fácil, e se enredam em furtos na trama dos dois antagonistas. Resolvem atacar Taturana em uma tocaia. Aparece o Padre que luta pela causa dos meninos e coloca um fim das extorsões de Taturana e no pesadelo em que se envolveram os jovens.

Duração: 35m

Vídeo: Auxese (Animação)

Autor: Zago

Região: Campinas

Cidade: Atibaia

Roteiro: Coletivo

Direção: Marcio Emilio Zago

Sinopse: Curta metragem realizado por crianças da oficina de animação que aconteceu em 2012, pelo Garatuja, através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura. É uma homenagem a Quirino Cristiani. O curta narra a criação do mundo, sob diversos prismas, e seu trágico fim.

Duração: 9m36

Vídeo: Álvaro (Animação)

Autor: Jessé

Região: Marilia

Cidade: Ourinhos

Roteiro/Direção: Jessé Ribeiro

Sinopse: Álvaro, personagem título do filme, é um pacato cidadão que se torna ativista contra uma hipotética sociedade consumista, governada por um regime totalitário, que sujeita a própria população como alvo para seus interesses mesquinhos.

Duração: 05m44