Criado em 1983, o Balé Folclórico de São Paulo faz parte do programa de Ação Cultural da Abaçaí Cultura e Arte e transita pela linguagem cênica das manifestações festivas, rituais e cerimoniais das mais diversas regiões do Brasil.

O Balé Folclórico de São Paulo tem como objetivo transmitir, através da projeção estética, a Cultura Tradicional Brasileira, revelando a beleza existente nas suas diversas manifestações, contando com um repertório que inclui números musicais e coreográficos com um grande acervo de figurinos característicos.

Elenco
O Balé Folclórico de São Paulo conta com dançarinos e músicos polivalentes. Alguns membros do grupo, antes de integrarem o elenco, fizeram parte do Juruá – projeto de ação cultural exercido pela Abaçaí Cultura e Arte.

Repertório
Moçambique
Folguedo religioso que homenageia, com suas músicas e danças, seus santos padroeiros, sobretudo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Suas atuações caracterizam-se por manobras (evoluções) e manejos de bastões, por vezes complicados, ou mesmo sapateados que exigem, dos participantes, destreza ímpar. Seu traço distintivo são os paiás (carreiras de guizos) e gungas (pequenos chocalhos de lata), atados aos tornozelos dos moçambiqueiros.
O Moçambique aparece durante quase todo ano, nos municípios do Vale do Paraíba, nos que circundam a cabeceira do Tietê, Noroeste de São Paulo e todo o estado de Minas Gerais, notadamente a Grande Belo Horizonte.
Maracatu
Cortejo real, derivado dos antigos préstitos dos reis do Congo que homenageavam Nossa Senhora do Rosário. É um cortejo luxuoso do qual faz parte grande número de personagens como baianas, caboclos e as figuras do rei e da rainha. O bailado mais expressivo é executado pela dama do passo que carrega nas mãos uma boneca – a Calunga.
Congo de Sainhas e Terno Feminino
Cortejos que revelam grande aculturação africana. Aparecem nos mais diversos pontos do país, em festas religiosas, sobretudo nas dedicadas à Nossa Senhora do Rosário e à São Benedito. Às vezes possuem reinado (rei, rainha, vassalagem…) envolvendo parte dramática com embaixadas e lutas.
Coco
Dança de sapateado com tamancos que, em grande variação, aparecem em todo Nordeste. Animam, de forma especial, as festas do ciclo junino; porém, é possível encontrar o coco em outras celebrações como datas significativas, encerramento de mutirões e aniversários.
Maculelê
Maculelê é um bailado guerreiro e acrobático que exige grande prática dos participantes na articulação de saltos e manejo de bastões. Nos movimentos e acrobacias, mantém relações íntimas com a capoeira, cujo contexto, hoje em dia, está quase sempre associado.
Reisado
Os reisados aparecem durante o ciclo de Natal a partir da Bahia, pelos estados do Nordeste até o Piauí. É uma sucessão de cenas com personagens características que se apresentam ao som de músicas apropriadas a cada uma. Seguem a mesma tradição secular ibérica, indo de casa em casa, fazendo em cantoria, a pedição de abertura de porta e louvação aos donos das casas. Cantam o nascimento do Menino Jesus numa fusão de temas sacros e profanos.
Jongo e Batuque
Jongo é dança de origem bântu, do mesmo tronco do batuque, ancestrais do samba e do pagode, que resiste em alguns pontos do Vale do Paraíba. Com seu leva e traz, e suas umbigadas ao som do tambu, o batuque é parte preciosa da herança deixada pelos antigos negros escravizados.
Participações
- Revelando São Paulo – Festival de Cultura Paulista Tradicional: Atibaia, Iguape, São José dos Campos e São Paulo
- Participação Especial na Apresentação da Orquestra Brasileira do Auditório Ibirapuera – São Paulo/SP
- Auto da Esperança – Catedral da Sé e Mosteiro de São Bento – São Paulo/SP
- SBPC Cultural na UFSCar – São Carlos/SP
- LorensVale – Lorena/SP
- Litoral EnCena – Paraibuna/SP
- VII Encontro Nacional e I Encontro Internacional de Tradutores- Show de abertura – USP – São Paulo/SP
- II Encontro Panamericano de Percussão- Unesp – Memorial da América Latina – São Paulo/SP
- Encontro das Irmandades do Divino Espírito Santo – Catedral do Divino Espírito Santo – Caraguatatuba/SP
- Jornada Mundial da Juventude – Apresentação Regional – Tatuapé – São Paulo/SP
- São João no Brasil – SESC Pompeia – São Paulo/SP
- Representou São Paulo na XXXVI Feira dos Estados – Brasília/DF
- Show de encerramento às comemorações do centenário de Amizade Brasil/Japão – Ginásio do Ibirapuera – São Paulo/SP
- Espetáculo Folclore Brasil, apresentando 14 danças do Brasil – Ginásio do Ibirapuera – São Paulo/SP
- Festival Nacional de Danças Populares – SESC Danças Populares – Vale do Anhangabaú – São Paulo/SP
- XVI Congresso Mundial de Jornalistas Católicos – Campos do Jordão/SP
- II Festival Internacional de Música Erudita – IDRIART – São Paulo/SP
- I Festival Internacional de Folclore – Campos do Jordão/SP
Crédito das fotos: Reinaldo Meneguim