Fazendinha

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

É a fazendola aproxima os visitantes dos modos de fazer e viver das pequenas propriedades rurais, com a casa de pau a pique, roda d’água, cocheiras com os animais para transporte, trabalho, alimentação, recreação e companhia.

A presença de animais no Revelando São Paulo, Festa da Cultura Paulista Tradicional, é uma característica marcante e indispensável.

Mas não se justifica por si só, estão inseridos num contexto cultural que sobrevive há décadas não somente nas comunidades rurais espalhadas pelo interior do estado, como também em inúmeras centralidades urbanas de muitas cidades, inclusive na própria capital.

Foto: Reinaldo Meneguim

É a relação que se estabelece entre as pessoas e os animais no contexto cultural que ambos se inserem e transformam, como forma de transporte, ritos, celebrações, festejos, tecnologia, alimento, recreação, esporte, troca, segurança, estética e companhia, que justificam a presença massiva de eqüinos, bovinos, muares, caprinos, ovinos e galináceos no Revelando São Paulo, Festival da Cultura Paulista Tradicional

São cavalhadas, tropas, romarias, cavalgadas, quadrilhas montadas, carroções, carros de boi, procissões com charolas, que têm a presença indispensável dos animais, sem eles não existiriam.

São os carreiros, charreteiros, cavaleiros e granjeiros, do trabalho cotidiano, das procissões, das tropas, no contato com os visitantes, mostrando com se dá a relação homem-atividade-animal, os cuidados, a tecnologia desenvolvida, a alimentação, o trabalho.

Trazem consigo a experiência da vivência desde o nascimento (de ambos).

Foto: Paulo Cauhy