Revelando São Paulo – 20/05/2015 – Xondaro, as vozes indígenas do Ribeira no Revelando Iguape 2015

O XII Festival da Cultura Paulista Tradicional do Vale do Ribeira lança o CD Xondaro, um importante trabalho de registro musical de três aldeias indígenas da etnia Guarani Mbya, localizada na região do Ribeira:  Itapuã Mirim de Iguape, Urui-ty de Miracatu e Itapuã de Registro.

As músicas, quase todas compostas pelos próprios povos, falam da presença de Nhanderu (Deus) e Sua força, a Fé Nele, e conexão com os elementos da natureza. Xondaro, que na língua Guarani significa guerreiro, denomina este trabalho inspirado na força do guerreiro, do lutador, do caçador, do indígena que labuta para a sobrevivência e bem estar da aldeia.

Dentro do ritual Xondaro, a música é oferecida como base às realizações das danças e lutas. Os nativos valorizam muito a dança, o canto e as rezas, no entanto, o Xondaro é mais do que uma dança. É uma conexão profunda e integral de honrar sua ligação com a natureza, com a vida, com suas origens, com as terras e com Nhanderu Eté (Deus Único).

Serviço:
XII Revelando São Paulo – Vale do Ribeira 
Data: 03 a 07 de junho

Horário: das 09h às 22h
Local: Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira
Endereço: Rua Ana Cândida Sandoval Trigo,s/n, Iguape

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support