Revelando São Paulo – 12/06/2015 – América Latina vivencia cultura tradicional paulista

Revelando São Paulo Vale do Ribeira recebe em cinco dias de evento aproximadamente 100 mil pessoas e representantes latinos

O Revelando São Paulo Vale do Ribeira encerrou sua XII edição em clima de festa e com a casa cheia. Durante cinco dias de Festival cerca de 100 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos, em Iguape, e puderam vivenciar a culinária caipira, caiçara e tropeira, além do artesanato e manifestações culturais de mais de 90 municípios.

Ao mesmo tempo em que a pluralidade cultural acontecia em um dos espaços da cidade, no outro, acontecia o debate do futuro no setor do Turismo Cultural no V Congresso Latino Americano de Cidade Turísticas. Representantes de dez países da América Latina, como Chile, Peru, Bolívia e Argentina, também puderam vivenciar a cultura tradicional paulista e participaram do Encontro Transreligioso.

As rodas de conversa foi mais um diferencial do Festival, com o bate papo, foi possível dialogar sobre diversos assuntos, entre eles “Os Caminhos Peabiru”. Durante a troca de experiência, os presentes puderam falar sobre os caminhos que eram utilizados pelos povos sul-americanos no período pré-colombiano até o início da colonização no Brasil.

A romaria fluvial Dádiva das Águas, em seu sétimo ano, contou com aproximadamente 40 barcos das comunidades caiçaras, que percorreram parte do Rio Beira com a imagem da Mãe Divina Peregrina. A romaria celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos.

Entre as novidades desta edição, o Festival recebeu o tradicional forno da cultura caipira e caiçara. Com a finalidade de compartilhar saberes, técnicas e dar mais veracidade ao processo de criação aos ceramistas, o forno foi construído por mestre ceramistas da região, e mesmo após o término do evento, o forno ficará a disposição da comunidade.

A mãe Divina Peregrina foi recebida no Revelando para sua despedida em um encontro que proporcionou a conexão de diversos segmentos religiosos. Todos puderam, no palco do festival e no Centro de Eventos, conectar com sua fé ao lado de Nossa Senhora Aparecida.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado. Produzido pela Abaçai Cultura e Arte, proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support