América Latina vivencia cultura tradicional paulista

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Revelando São Paulo Vale do Ribeira recebe em cinco dias de evento aproximadamente 100 mil pessoas e representantes latinos

O Revelando São Paulo Vale do Ribeira encerrou sua XII edição em clima de festa e com a casa cheia. Durante cinco dias de Festival cerca de 100 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos, em Iguape, e puderam vivenciar a culinária caipira, caiçara e tropeira, além do artesanato e manifestações culturais de mais de 90 municípios.

Ao mesmo tempo em que a pluralidade cultural acontecia em um dos espaços da cidade, no outro, acontecia o debate do futuro no setor do Turismo Cultural no V Congresso Latino Americano de Cidade Turísticas. Representantes de dez países da América Latina, como Chile, Peru, Bolívia e Argentina, também puderam vivenciar a cultura tradicional paulista e participaram do Encontro Transreligioso.

As rodas de conversa foi mais um diferencial do Festival, com o bate papo, foi possível dialogar sobre diversos assuntos, entre eles “Os Caminhos Peabiru”. Durante a troca de experiência, os presentes puderam falar sobre os caminhos que eram utilizados pelos povos sul-americanos no período pré-colombiano até o início da colonização no Brasil.

A romaria fluvial Dádiva das Águas, em seu sétimo ano, contou com aproximadamente 40 barcos das comunidades caiçaras, que percorreram parte do Rio Beira com a imagem da Mãe Divina Peregrina. A romaria celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos.

Entre as novidades desta edição, o Festival recebeu o tradicional forno da cultura caipira e caiçara. Com a finalidade de compartilhar saberes, técnicas e dar mais veracidade ao processo de criação aos ceramistas, o forno foi construído por mestre ceramistas da região, e mesmo após o término do evento, o forno ficará a disposição da comunidade.

A mãe Divina Peregrina foi recebida no Revelando para sua despedida em um encontro que proporcionou a conexão de diversos segmentos religiosos. Todos puderam, no palco do festival e no Centro de Eventos, conectar com sua fé ao lado de Nossa Senhora Aparecida.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado. Produzido pela Abaçai Cultura e Arte, proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional.