Revelando São Paulo – 12/01/2016 – 5 Vivências em Atibaia

5 Tópicos para você vivenciar no Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas 2016, o Festival a Cultura Paulista Tradicional que acontece de 20 a 24 de janeiro, das 9h Às 21h no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia

Congos e Moçambiques

A Edição Entre Serras e Águas do Festival tem como tradição um dos maiores Encontros de Congadas e Moçambique. O colorido do cortejo que acontece nas ruas da cidade, ecoa os tambores e os cantos que louvam Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, São Benedito e Santa Ifigênia. São esperados para este encontro 30 grupos tradicionais de toda região Bragantina, do Vale do Paraíba e os convidados de Minas Gerais.

Cachaças Paulistas

No estado de São Paulo podemos encontrar diversos tipos de cachaça, cada uma com sua tradição, em muitos casos, o processo artesanal de sua fabricação é passado de geração a geração, preservando métodos e sabores. Branca, amarela, armazenada ou envelhecida, não importa o tipo, a cachaça é uma bebida de muita identidade com as tradições paulistas.

Folia de Reis

Por trás das cores, fitas e flores das máscaras, homens e mulheres mantém a tradição do ciclo natalino do Brasil acompanhados pela viola e terminando seus giros no dia 06 de janeiro. As Folias de Reis, Folguedo mais expressivo e difuso no estado de São Paulo, contam com mais de 450 grupos tradicionais, muitos deles centenários. O Revelando em Atibaia traz uma Mostra no mês em que as Reiadas estão em sua celebração.

Virado

Os Tropeiros consagraram esta iguaria por sua praticidade, e por onde passaram deixaram como legado este prato que marca a cultura caipira. Os virados podem ser de frango, feijão, verduras, palmito. O que o caracteriza é a sua consistência macia, que só a farinha de milho, que não possui amido, pode dar.

Orquestra de Violas

Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo. A musicalidade paulista se identifica nesta manifestação. As Orquestras de Violas são um fenômeno contemporâneo, onde canções, composições e ponteios da tradição caipira são executados por uma reunião de violeiros. Atibaia recebe este encontro , apresentando grandes orquestras da região.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support