5 Vivências em Atibaia

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

5 Tópicos para você vivenciar no Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas 2016, o Festival a Cultura Paulista Tradicional que acontece de 20 a 24 de janeiro, das 9h Às 21h no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia

Congos e Moçambiques

A Edição Entre Serras e Águas do Festival tem como tradição um dos maiores Encontros de Congadas e Moçambique. O colorido do cortejo que acontece nas ruas da cidade, ecoa os tambores e os cantos que louvam Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, São Benedito e Santa Ifigênia. São esperados para este encontro 30 grupos tradicionais de toda região Bragantina, do Vale do Paraíba e os convidados de Minas Gerais.

Cachaças Paulistas

No estado de São Paulo podemos encontrar diversos tipos de cachaça, cada uma com sua tradição, em muitos casos, o processo artesanal de sua fabricação é passado de geração a geração, preservando métodos e sabores. Branca, amarela, armazenada ou envelhecida, não importa o tipo, a cachaça é uma bebida de muita identidade com as tradições paulistas.

Folia de Reis

Por trás das cores, fitas e flores das máscaras, homens e mulheres mantém a tradição do ciclo natalino do Brasil acompanhados pela viola e terminando seus giros no dia 06 de janeiro. As Folias de Reis, Folguedo mais expressivo e difuso no estado de São Paulo, contam com mais de 450 grupos tradicionais, muitos deles centenários. O Revelando em Atibaia traz uma Mostra no mês em que as Reiadas estão em sua celebração.

Virado

Os Tropeiros consagraram esta iguaria por sua praticidade, e por onde passaram deixaram como legado este prato que marca a cultura caipira. Os virados podem ser de frango, feijão, verduras, palmito. O que o caracteriza é a sua consistência macia, que só a farinha de milho, que não possui amido, pode dar.

Orquestra de Violas

Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo. A musicalidade paulista se identifica nesta manifestação. As Orquestras de Violas são um fenômeno contemporâneo, onde canções, composições e ponteios da tradição caipira são executados por uma reunião de violeiros. Atibaia recebe este encontro , apresentando grandes orquestras da região.