Rodas de Conversa no Revelando – Iguape 2016

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As rodas de conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos. O Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Iguape 2016 abre o espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional, da Cultura de Paz e da relação do homem com o meio ambiente.

As rodas serão realizadas durante os dias de Festival, que acontece de 25 a 29 de maio com entrada gratuita. As Rodas de Conversa do Vale do Ribeira, este ano acontecem na APAE de Iguape, localizada em frente ao Centro de Evento que recebe o Festival. A APAE está localizada na rua Vinte e Quatro de Agosto, 366 – C.DO Morro, Iguape.

Conheça os temas que estarão na roda de conversa do Revelando São Paulo – Vale do Ribeira:

No dia 26/05, na série de diálogos e troca de saberes, a Culinária Caiçara estará no foco das conversas. Utilizando como inspiração o questionamento de “Que Mesa é Esta?” A roda conta com a presença de culinaristas que apresentam receitas como Tainha, Farinha de Mandioca, Bolinhos de Farinha de Milho, Pirões, peixes e frutos do mar. Por meio desta roda, o objetivo é jogar luz nos elementos que formam a mesa caiçara e são desconhecidos do grande público.

Com o tema Em torno do Barro, no dia 27/05 artesãos, pesquisadores e mestres ceramistas abordaram as experiências, saberes e fazeres dos tradicionais mestres do artesanato feito em Cerâmica. A Roda apresenta Mestres de locais de grande identidade com o artesanato em Barro, como os Vales do Ribeira e do Paraíba. Além de Revelar está cultura de São Paulo, o espaço também propicia a troca de conhecimentos sobre processos de criação e o diálogo respeito da trajetória que a arte no barro tem em suas cidades.

Outro encontro bastaste interessante para o público que passará pelo Revelando São Paulo Vale do Ribeira é a Roda de Conversa sobre o Fandango Caiçara, que acontece dia 27/05, na qual Fandangueiros trocam experiências e vivências, que são passadas de geração para geração. Durante o diálogo, os mestres e convidaos falam de aspectos desta manifestação, como as questões que cercam a produção de instrumentos como Viola e Rabeca de Caixeta. A roda também abordará possíveis ações para salvaguardar e reconhecer o Fandango Caiçara como patrimônio imaterial da cultura de São Paulo.

A Roda que encerra a série de encontros no Revelando Iguape 2016 acontece no dia 27/05 às 16h e coloca em conversa os conhecimentos sobre os Caminhos do Peabiru rotas utilizadas pelos povos sul-americanos no período pré-colombiano até o início da colonização do Brasil. Para essa conversa, foram convidados professores, historiadores e a população de Iguape.