Feriadão de Cultura Tradicional em São José dos Campos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reinaldo Meneguim – Bonecões do Vale do Paraíba, os queridos Zé Taiada e Maria Rapadura

Violeiros, orquestras de violas, catira, folia de reis, bonecões e grupos de congadas e moçambiques estão na programação do festival de cultura tradicional paulista, que acontece de 8 a 12 de julho no Parque da Cidade

O Revelando São Paulo Festival da Cultura Tradicional Paulista do Vale do Paraíba começa no dia 8 de julho, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos, com programação diversificada para o público. A Imagem Peregrina de N Sra. Aparecida vinda de Monteiro Lobato, chega ao 12h ao Parque da Cidade, onde ficará até o dia 12. A partir das 18h, começa o VIII Encontro Orquestras de Viola apresentando canções tradicionais do universo caipira.

No feriado, dia 9, as apresentações acontecem a partir das 10h, com grupos de Itaóca – Trança-Fitas, Violonistas do Futuro, André Matheus e Gabriel, Ivan Rufino e Alex e Fandango de Tamancos. O VIII Encontro Orquestras de Viola continua a partir das 11h30, com a apresentação de diversos grupos. Na sequencia, a partir das 18h30, começa o XIV Encontro de São Gonçalo, seguido pelo XIII Encontro de Catira, às 19h. A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos encerra a programação do dia às 20h30.

Na sexta-feira, dia 10, a programação de palco começa às 12h, com o XIII Encontro de Violeiros, que segue durante toda a tarde até às 18h, quando tem início a Conexão com o Sagrado, onde representantes de diversos segmentos religiosos se unem para agradecer e pedir pela paz e por um mundo melhor. Às 18h30, o Parque da Cidade irá se transformar em uma festa de São João, com as apresentações de quadrilhas de municípios do estado. O encerramento da programação será bem animado com a Quadrilha de Bonecões de Caçapava.

No sábado, dia 11, a partir das 9h, acontece o XIII Encontro de Folias de Reis. Em seguida, bonecões gigantes, pertencentes à cultura de algumas cidades do Vale do Paraíba, invadem o Parque da Cidade durante o XIII Festival de Bonecos de Rua do Vale, animando adultos e crianças. A programação continua com o X Festival da Amizade, a partir das 12h, com grupos de dança folclórica étnica do Estado de São Paulo, representando diversas nações e culturas.às 16h, o público poderá conhecer a Corrida de Cavalhada, uma representação que mostra a fé católica em uma guerra portuguesa do século 15.

No domingo, dia 12, o Festival da Cultura Tradicional Paulista se despede de São José dos Campos. A programação do domingo começa com a Corrida de Cavalhada, a partir das 9h, no Parque da Cidade. Às 10h, grupos de Congadas e Moçambiques de diversas cidades do Estado de São Paulo começam a se unir para o XIV Congado do Vale do Paraíba. O grupo Santa Cruz da Aldeia, de Carapicuíba, faz uma apresentação no palco do Festival, seguido pelos grupo de congada e Moçambique. Às 16h, a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida é levada ao palco para sua despedida e segue para o Santuário Nacional, em Aparecida. O encerramento acontece ás 18h com a apresentação do violeiro Jackson Ricarte e Convidados.

Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana
Estacionamento no local
Entrada franca / Ao vivo pela internet www.revelandosaopaulo.org.br