Revelando São Paulo – 01/07/2015 – Feriadão de Cultura Tradicional em São José dos Campos

Foto: Reinaldo Meneguim – Bonecões do Vale do Paraíba, os queridos Zé Taiada e Maria Rapadura

Violeiros, orquestras de violas, catira, folia de reis, bonecões e grupos de congadas e moçambiques estão na programação do festival de cultura tradicional paulista, que acontece de 8 a 12 de julho no Parque da Cidade

O Revelando São Paulo Festival da Cultura Tradicional Paulista do Vale do Paraíba começa no dia 8 de julho, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos, com programação diversificada para o público. A Imagem Peregrina de N Sra. Aparecida vinda de Monteiro Lobato, chega ao 12h ao Parque da Cidade, onde ficará até o dia 12. A partir das 18h, começa o VIII Encontro Orquestras de Viola apresentando canções tradicionais do universo caipira.

No feriado, dia 9, as apresentações acontecem a partir das 10h, com grupos de Itaóca – Trança-Fitas, Violonistas do Futuro, André Matheus e Gabriel, Ivan Rufino e Alex e Fandango de Tamancos. O VIII Encontro Orquestras de Viola continua a partir das 11h30, com a apresentação de diversos grupos. Na sequencia, a partir das 18h30, começa o XIV Encontro de São Gonçalo, seguido pelo XIII Encontro de Catira, às 19h. A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos encerra a programação do dia às 20h30.

Na sexta-feira, dia 10, a programação de palco começa às 12h, com o XIII Encontro de Violeiros, que segue durante toda a tarde até às 18h, quando tem início a Conexão com o Sagrado, onde representantes de diversos segmentos religiosos se unem para agradecer e pedir pela paz e por um mundo melhor. Às 18h30, o Parque da Cidade irá se transformar em uma festa de São João, com as apresentações de quadrilhas de municípios do estado. O encerramento da programação será bem animado com a Quadrilha de Bonecões de Caçapava.

No sábado, dia 11, a partir das 9h, acontece o XIII Encontro de Folias de Reis. Em seguida, bonecões gigantes, pertencentes à cultura de algumas cidades do Vale do Paraíba, invadem o Parque da Cidade durante o XIII Festival de Bonecos de Rua do Vale, animando adultos e crianças. A programação continua com o X Festival da Amizade, a partir das 12h, com grupos de dança folclórica étnica do Estado de São Paulo, representando diversas nações e culturas.às 16h, o público poderá conhecer a Corrida de Cavalhada, uma representação que mostra a fé católica em uma guerra portuguesa do século 15.

No domingo, dia 12, o Festival da Cultura Tradicional Paulista se despede de São José dos Campos. A programação do domingo começa com a Corrida de Cavalhada, a partir das 9h, no Parque da Cidade. Às 10h, grupos de Congadas e Moçambiques de diversas cidades do Estado de São Paulo começam a se unir para o XIV Congado do Vale do Paraíba. O grupo Santa Cruz da Aldeia, de Carapicuíba, faz uma apresentação no palco do Festival, seguido pelos grupo de congada e Moçambique. Às 16h, a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida é levada ao palco para sua despedida e segue para o Santuário Nacional, em Aparecida. O encerramento acontece ás 18h com a apresentação do violeiro Jackson Ricarte e Convidados.

Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana
Estacionamento no local
Entrada franca / Ao vivo pela internet www.revelandosaopaulo.org.br

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support