Música Instrumental – Programa de Circulação

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Fase de Circulação do Mapa Cultural Paulista conta com os artistas e obras que participaram da Fase Estadual, desta vez ao invés de concentrar as apresentações na capital paulista estes artistas e obras vão circular por todo o estado com apresentações artísticas memoráveis e produtos culturais que serão de responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte

Os selecionados de Música Instrumental vão realizar uma apresentação por grupo no interior paulista e terão um CD produzido.

Datas ainda estão sendo agendadas, atualizaremos conforme confirmação dos eventos.

Veja os selecionados:

Cesar & Rafael Os Reis da Viola

Região:Araçatuba /Cidade:Penápolis

Cesar e Rafael nascidos na cidade de Penápolis tem entre si a mesma paixão pela cultura brasileira, cultura essa que impõe a viola caipira como instrumento predileto. Cesar e Rafael se apresentam em shows corporativos e festas folclóricas por toda região, defendendo a viola caipira e levando a simplicidade da música sertaneja raiz.

Cezar Sulini

Região:Araçatuba /Cidade:Penápolis

Músico – autodidata. Começou sua atividade no final dos anos 90. Participou de bandas de baile como guitarrista, contrabaixista nos meados de 2008. Conheceu a viola caipira e resolveu se dedicar a este instrumento maravilhoso de 10 cordas.

GR Banda de Música

Região / Cidade: Bauru

A banda de música de Bauru é um dos doze grupos de referência do Projeto Guri, criado em 2010 para estimular e intensificar a formação e qualificação musical dos alunos de destaque dentro do programa. O Grupo de Bauru é regido por Devanildo Balmant e é formado pelos naipes de sopros e percussão. Os integrantes da Banda se destacam na região, com repertório de alto nível, que transita entre o universo Erudito e o Popular.

João Gustavo Rangel

Região:Bauru /Cidade:Jaú

Pianista, 22 anos, concluiu pelo Conservatório Jauense de Musica no Curso de Educação Profissional. Técnica de Nível Médio – Habilitação Técnica em instrumento musical- Piano Clássico. Segue os estudos em Barra Bonita – SP sob orientação de Glaucio Munduruca. Atualmente estuda no Rio de Janeiro – RJ com a ilustre pianista brasileira Linda Bustani. Tem se apresentado como solista em recitais pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú/SP, nos Festivais de Inverno. Como também em recitais na UNICAMP, pelo SAE – Ação Cultural. Se prepara para participar de concursos nacionais e internacionais de piano sob a orientação de Linda Bustani.

Duo de Violões

Região:Marilia /Cidade:Garça

Duo de Violões formado por Jair Martins dos Santos Filho e Matheus de Araújo, alunos do projeto Guri e da EMCA, onde se conheceram e começaram a tocar juntos.

Douglas Pirota

Região:Presidente Prudente /Cidade:Tupi Paulista

Nascido em Tupi Paulista interior de São Paulo. Músico há 17 anos. Educador Musical de cordas dedilhadas (violão) do Projeto Guri e Professor/Regente das Orquestras ?Tradição Caipira? pela AVATP e ?Orquestra Caipira Dracenense?. Tem como objetivo principal resgatar e levar a música ?Raiz (Caipira)? ao alcance de todos, valorizando obras de grandes compositores. A viola caipira surgiu como uma oportunidade que foi agarrada com gosto e hoje gera resultados garantindo diversas premiações em festivais.

Triunfal Brass

Região:Presidente Prudente /Cidade:Presidente Epitácio

Grupo de Sopros epercussão que se apresenta com um repertório que transita entre o MPB/ Jazz com músicas tradicionais e autorais.

Reinaldo Toledo

Região:Ribeirão Preto /Cidade:Franca

Reinaldo Toledo é compositor, professor e músico instrumentista. Graduado em música pela UFU, atua como professor de viola caipira no maior projeto sociocultural do país, o Projeto Guri, na cidade de Franca. Em 2011 recebeu o prêmio de “melhor intérprete” no 1º Festival Nacional de Viola Caipira de Cruzeiro dos Peixotos, festival em homenagem ao cantor e compositor Pena Branca, (in memoriam). No mesmo ano gravou o programa Talentos da Terra da TV UFU, onde interpretou obras do violonista.

Duo de Violas Caipira Parabiwa

Região:Ribeirão Preto /Cidade:Franca

Duo formado em 2014 com intuito de manter a verdadeira música caipira, folclórica e regional Francana.

Orquestra Sinfônica de Jales

Região:São José do Rio Preto /Cidade:Jales

A Corporação Musical Municipal de Jales, foi criada oficialmente pelo Excelentíssimo senhor Prefeito Municipal Drº Edison Freitas De Oliveira. Uma das finalidades da recém-criada associação era proporcionar apresentações em comemorações cívicas, datas comemorativas comuns oficiais e não oficiais.

Grupo Acorde

Região:Araraquara /Cidade:Descalvado

O Grupo Acorde é fruto de uma iniciativa voluntária que incentiva e estimula o potencial artístico substancialmente por meio da musica, buscando oferecer o acesso a cultura, inicialmente, na cidade de Descalvado-SP, apresentando um repertório que abrange do popular ao erudito. Os músicos não possuem estudos específicos em escolas ou conservatórios, porém possuem imensa vontade de aprender as técnicas instrumentais e história da música.

Aqui tem Choro

Região:Baixada Santista /Cidade:São Vicente

O grupo Aqui Tem Choro, fundado em 2007, em São Vicente, combina em sua formação músicos de estilos diversificados, com raízes no samba, choro, erudito, regional. O repertório mescla referências tradicionais, com obras de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, com compositores da nova geração como Hamilton de Holanda e Danilo Brito.

Ygor Gualiume

Região:Campinas /Cidade:Santa Bárbara d´Oeste

Compositor, Arranjador, Letrista, Professor Particular de Violão erudito e popular, Piano erudito e popular, Guitarra, Cavaquinho, Viola brasileira. Professor de violão e na AMEV com trabalhos de musicalização infantil. Atualmente estou no 8ºsemestre de Violão Erudito do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí), 1º Violão Baixo da Orquestra de Violões do Conservatório e aluno da Maestrina Márcia Braga. 2º semestre de Cravo do Conservatório de Tatuí e aluno de Maria Eugênia Sacco.

Osnir Gonçalves

Região:Grande São Paulo /Cidade:Francisco Morato

Estudou na EMESP (ex-ULM) com Everton Gloeden e Silvana Scarinci e na Escola Municipal de Musica (EMM) com Paulo Porto Alegre.

Professor de Musica e Violão na Secretaria Municipal de Cultura de Francisco Morato.

Bacharel em violão UNESP, criador e regente do Coral CCNA, lidera o Festival de Música Gospel de F. Morato. Pesquisou dados para oficialização do hino de Francisco Morato (biografias), compôs o arranjo, escrita da partitura e gravação do CD com Prof. Edson Mendes.

Chorando na Dezoito

Região:Grande São Paulo /Cidade:Itapevi

O grupo surgiu no ano de 2014, com professores e músicos da Banda Sinfônica e do Centro de Formação Musical de Itapevi, visando difundir o estilo musical do choro.
O Grupo ”Chorando na Dezoito” realiza diversas apresentações no município e cidades da região oeste, inclusive recebendo menção honrosa da Câmara Municipal pelo trabalho apresentado.

Alexandre Nunes

Região:São José dos Campos /Cidade:Caraguatatuba

Alexandre Nunes iniciou seus estudos musicais aos 14 anos de idade, com o professor Henrique Pinto. Participou de festividades de música por diversas cidades, como: Londrina, Araçatuba, Montenegro, Campos do Jordão e São Paulo. Atualmente atua como professor de música em Caraguatatuba – São Paulo.

Banda de Aprendizes da Corporação Musical Euterpe

Região:São José dos Campos /Cidade:Pindamonhangaba

Enquanto muitas bandas morreram, a Corporação Musical Euterpe de 190 anos, luta para manter-se viva. Pela história que tem pra contar, sua existência é fundamental porque documentou boa parte da história e cultura de Pindamonhangaba e do Brasil, para isso, precisa expandir seu quadro de membros com novos músicos para que não morra essa linda história.

Grupo Choro & Prosa

Região:Sorocaba /Cidade:Laranjal Paulista

Iniciou em 2012 e é composto por músicos apreciadores e estudantes de choro no Conservatório de Tatuí. Desde então, o grupo vem se apresentando em vários eventos culturais, teatro e em festas particulares, buscando sempre um diálogo com o público através das execuções e um pouco da história desse gênero musical tipicamente brasileiro.

Ronaldo Nunes

Região:Vale do Ribeira /Cidade:Iguape

Musico Bandolinista, iniciou seus estudos aos 14 anos no Centro de Estudos Maestro Paulo Massa, onde estudou trompete e teoria musical, aos 15 anos passou a dedicar-se ao cavaquinho, em 2010 vem dedicando-se ao estudo do bandolim de 10 cordas, estudou bandolim com Jorge Cardoso, Henrique Araújo, Rafael Ferrari, Daniel Migliavacca e Jane do Bandolim, atualmente participa de projetos voltados para divulgação e estudo do choro.