Companhias de Dança do interior do Estado participam da Mostra Estadual 2016

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – Mapa Cultural Paulista Fase Estadual de Dança

Produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, a mostra conta com espetáculos que variam entre os estilos contemporâneo, jazz, livre, street dance e body hits. Todas as apresentações são gratuitas.

Data: 28 e 29 de Maio

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista / São Paulo


As companhias de Dança selecionadas para esta fase representam os municípios de Andradina, Cubatão, Tupi Paulista, Orlândia, Fernandópolis, Pindamonhangaba, Registro, Américo Brasiliense, Barra Bonita, Valinhos, Carapicuíba, Palmital e Tietê.

Antes da escolha das representantes das 13 regiões culturais de São Paulo, as companhias passaram por duas fases: a municipal e a regional. Nesta edição, desde o início, em 2015, já passaram pelos palcos paulistas 113 grupos, agora os selecionados chegam à capital com duas coreografias cada. Após a Mostra da Fase Estadual, os grupos participam da fase circulação, quando fazem apresentações em três municípios do estado.

Desde sua primeira edição, em 1995, o Mapa Cultural Paulista realiza o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de seus trabalhos no Estado de São Paulo. É uma oportunidade que os municípios têm de promoverem atividades culturais como oferta de lazer cultural à população.

O projeto cria uma grande vitrine cultural, com o objetivo de identificar, ressaltar e divulgar a produção de artes do interior paulista. Para isso, o Mapa Cultural oferece, nos meses de maio, junho e julho, várias atrações nas áreas de Teatro, Dança, Canto Coral, Músicas Instrumentais, Vídeo, Literatura e Artes Visuais, vindas de diferentes municípios do Estado.

SÁBADO – DIA 28 DE MAIO DE 2016

Início das apresentações, 19h – Ordem de apresentação será definida de acordo com a produção do Mapa Cultural Paulista.

Grupos Participantes e Espetáculos (Premiados):

GRUPO: Leginários

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: Araçatuba CIDADE: Andradina

SINOPSE: Pessoas que desafiam as regras enfrentam barreiras e que se unem com o propósito de banir o conceito de divisão de grupos em legiões. Quebram suas próprias barreiras impostas pelo sistema, unindo estilos diferentes com habilidade de dançar.

GRUPO: Cia de Dança de Cubatão

ESTILO: Jazz

REGIÃO: Baixada Santista CIDADE: Cubatão

SINOPSE: Quero falar desse amor desmedido, sem ser próprio nem ter propriedade, que segue perdoando os pequenos grandes erros do caminho, até se tornar doença crônica que vai consumindo, e consumindo, e consumindo.

GRUPO: Dançart

ESTILO: Livre

REGIÃO: Preseidente Prudente CIDADE: Tupi Paulista

SINOPSE: Um ser forte e frágil, que ao longo dos anos foi conquistando seu espaço. A mãe, a filha que dos seus afazeres domésticos conquista o direito de estudar, de se formar, de fazer cultura, de praticar esportes, de ser atleta, conquista o direito do voto, sua proteção contra violência doméstica, seu espaço político, conquista sua independência.

GRUPO: Usina da Dança

ESTILO: Contemporâneo

REGIÃO: São José do Rio PretoCIDADE: Orlândia

SINOPSE: “Como experienciar um lugar através da memória do nosso corpo.Partindo deste principio, este trabalho de dança contemporânea se expressa acerca das questões corporais, ligadas às vivências de cada bailarino em relação a um espaço físico da cidade de Orlândia, a construção histórica chamada “Castelinho”. Essas relações ultrapassam as questões materiais e transbordam ideias, sentimentos, dinâmicas, ações e movimentos”.

GRUPO: Cia. Street Bys

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: São José do Rio PretoCIDADE: Fernandópolis

SINOPSE: Além de transmitir a procedência de alguns materiais, o trabalho tem como objetivo conscientizar a sociedade da necessidade de se reciclar o lixo

GRUPO: Conatus Studio de Dança

ESTILO: Livre

REGIÃO: São José dos CamposCIDADE: Pindamonhangaba

SINOPSE: Guerra Santa representa o início das religiões monoteístas até chegar ao atual comportamento do homem contemporâneo que sofre influências dessa história e dos idealismos religiosos e com isso sua intolerância.

GRUPO: Cia. Viela de Danças Urbanas

ESTILO: Street Dance

REGIÃO Vale do Ribeira CIDADE: Registro

SINOPSE: A coreografia se torna um ponto de partida para a difusão da dança clássica – locking, e a mistura de elementos constituintes na dança Breaking, apresentando assim as origens musicais que projetam esse estilo.


DOMINGO – DIA 29 DE MAIO DE 2016

Início das apresentações, 18h – Ordem de apresentação será definida de acordo com a produção do Mapa Cultural Paulista.

Grupos Participantes e Espetáculos:

GRUPO: Grupo Experimental Roda Viva

ESTILO: Contemporânea

REGIÃO: Bauru CIDADE: Barra Bonita

SINOPSE: Coreografia inspirada na letra da música, explorando o movimento da dança contemporânea.

GRUPO: Step Company

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: Campinas CIDADE: Valinhos

SINOPSE: A Coreografia tem como objetivo envolver o publico até o palco, não dando espaço nem para piscar.

GRUPO: Reverancce Núcleo de Dança

ESTILO: Livre

REGIÃO: Grande São Paulo CIDADE: Carapicuíba

SINOPSE: Asbesto é o nome cientifico de ‘amianto’ um pó químico que se inalado pode levar a óbito. Assim como os Diversos problemas sociais, onde o jovem é bombardeado de injustiça e medo, induzindo-o a morte.

GRUPO: Body Hits

ESTILO: Body Hits

REGIAO: Marília CIDADE: Palmital

SINOPSE: Imagine é embasado com um sonho infantil no qual a protagonista fantasia um show de um ídolo de sua família, Michael Jackson, criando abstratamente e parafraseando inúmeras coreografias do grande rei do pop.

GRUPO: Cia. Soluz

ESTILO: Livre

REGIÃO: Sorocaba / CIDADE: Tietê

SINOPSE: O Cotidiano vez em quando pode e deve ser questionado, mas isso não significa que não voltará a ser repetido usanças. Uma Reflexão breve.

GRUPO: Cia. Blackout

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: Araraquara CIDADE: Américo Brasiliense

SINOPSE: Ideia tirada de um texto literário chamado “CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070”, onde é relatado o desabafo de um senhor de 50 anos de idade, dizendo que a vida na terra no ano de 2070 será quase impossível, pois o meio ambiente já estará praticamente neutro.