
O violeiro começa a cantoria e em seguida os dançadores seguem o ritmo marcado pela batida dos pés e mãos… O ritmo é alegre e contagiante, É o Fandango! Manifestação cultural de forte presença no Vale do Ribeira. A rabecas, feitas de caixeta, madeira nativa, acompanham o bailado do palmeado com sua sonoridade singular.
Muitas cidades o têm como um elemento identitário de sua história. Pode ser de Tamancos ou Chilenas, como é o caso da região do Vale do Ribeira. O Revelando São Paulo – Iguape 2015 destaca esta tradicional manifestação cultural do estado no 12º Encontro de Fandangos que acontece no dia 05 de junho no Centro de Eventos Pref. Casemiro Teixeira e na Roda de Conversa do Fandango Paulista que será realizada na mesma data, na Casa do Patrimônio de Iguape.

A Roda de Conversa os Fandangueiros trocam experiências e vivências, que são aprendidas e transmitidas com a convivência de gerações distintas. Durante o diálogo, os mestres falam da beleza da dança e como ela se tornou tradicional nos litorais sul e norte, bem como no interior Sul de São Paulo.
Serviço
XII Encontro de Fandangos
Data: 05/06 – a partir das 19h20
XII Encontro de Fandangos
Grupo Esperança – Cananéia
Grupo de Fandango Batido São Gonçalo – Cananéia
Fandango do Bairro do Rocio – Iguape
Fandango de Tamancos Cuitelo – Ribeirão Grande
Fandango de Tamancos Mantendo a Tradição – Ribeirão Grande
Jovens da Juréia – Iguape
Roda de Conversa: Fandango Paulista
Local: Casa do Patrimônio – Rua XV de novembro, s/n- Centro – A partir das 10h
XII Revelando São Paulo – Vale do Ribeira
Data: 03 a 07 de junho
Horário: das 09h às 22h
Local: Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira
Endereço: Rua Ana Cândida Sandoval Trigo,s/n, Iguape
Estacionamento no local