
O Revelando São Paulo Entre Serras Águas, recebe em sua VIII edição em Atibaia, exposição sobre a Festa da Carpição e Nossa Senhora do Bonsucesso, de Guarulhos.

A festa, que já foi tema do Revelando em 2006, apresenta fotografias que ressaltam a importância da preservação da cultura imaterial.
O projeto que contou com o apoio da coordenadora do arquivo histórico municipal da Secretaria de Cultura de Guarulhos, Araci Borges, foi produzido pela artista plástica Marina Pinto e pela artesã e produtora cultural Célia Thomé. Segundo Marina, a comemoração religiosa é a mais tradicional da cidade e a terceira mais antiga do país.

Moradora do bairro de Bonsucesso, Marina registra há mais de 10 anos essa festa e em 2013 juntamente com Araci, surgiu a ideia de aproveitar algumas fotos de seu acervo pessoal para produzir uma exposição.
Com o intuito de fugir do convencional, as expositoras decidiram produzir sua mostra de maneira diferente: em estandartes, que fazem referencia a este símbolo utilizado por grupos folclóricos de congadas e folias de Reis.

As imagens foram impressas no tecido em preto e branco. Segundo as artistas, a idéia foi contrastá-las com o colorido dos diversos panos e aviamentos utilizados na técnica de confecção dos estandartes.
A exposição é composta por 20 fotografias e Marina ainda revela que fica em dúvida se fez a escolha certa dentre algumas imagens, devido ao grande número de registros realizados.
Para contemplar estas imagens que não acompanham a exposição, Marina lançará em breve um weblivro, que conta com o material na íntegra.
Texto: Alicia Mihorance