Revelando São Paulo – 16/01/2015 – Revelando São Paulo – Atibaia recebe exposição sobre tradicional festa de Guarulhos

O Revelando São Paulo Entre Serras Águas, recebe em sua VIII edição em Atibaia, exposição sobre a Festa da Carpição e Nossa Senhora do Bonsucesso, de Guarulhos.

A festa, que já foi tema do Revelando em 2006, apresenta fotografias que ressaltam a importância da preservação da cultura imaterial.

O projeto que contou com o apoio da coordenadora do arquivo histórico municipal da Secretaria de Cultura de Guarulhos, Araci Borges, foi produzido pela artista plástica Marina Pinto e pela artesã e produtora cultural Célia Thomé. Segundo Marina, a comemoração religiosa é a mais tradicional da cidade e a terceira mais antiga do país.

Moradora do bairro de Bonsucesso, Marina registra há mais de 10 anos essa festa e em 2013 juntamente com Araci, surgiu a ideia de aproveitar algumas fotos de seu acervo pessoal para produzir uma exposição.

Com o intuito de fugir do convencional, as expositoras decidiram produzir sua mostra de maneira diferente: em estandartes, que fazem referencia a este símbolo utilizado por grupos folclóricos de congadas e folias de Reis.

As imagens foram impressas no tecido em preto e branco. Segundo as artistas, a idéia foi contrastá-las com o colorido dos diversos panos e aviamentos utilizados na técnica de confecção dos estandartes.

A exposição é composta por 20 fotografias e Marina ainda revela que fica em dúvida se fez a escolha certa dentre algumas imagens, devido ao grande número de registros realizados.

Para contemplar estas imagens que não acompanham a exposição, Marina lançará em breve um weblivro, que conta com o material na íntegra.

Texto: Alicia Mihorance

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support