Revelando São Paulo – 15/01/2016 – Culinária com Pinhão no Festival Entre Serras e Águas

Foto: Reinaldo Meneguim – Bolinho Caipira com Pinhão, culinária de São Francisco Xavier

O Pinhão tem presença importante em muitos municípios, como Lagoinha, São Luis e Cunha e Campos de Jordão. De um modo geral, paralelamente às novas descobertas que acompanham certos modismos, é possível observar-se ainda, seu consumo calcado na tradicionalidade.

Pinhão Assado no braseiro, na chapa, nas bordas das fogueiras , Conservas de pinhão, Bolinhos de Pinhão, Paçoca de Pinhão, Usualmente o pinhão é cozido em água para a utilização em inúmeras preparações, ou assado diretamente na chapa do fogão a lenha. a Mesa Paulista apresenta uma infinidade de iguarias que representam e fazem parte da história de muitas cidades.

O Pinhão é o fruto do nosso Pinheiro do Paraná ou pinheiro do Brasil, (Araucária Angustíflora), arvore nativa e símbolo da região meridional do Brasil. No passado suas florestas cobriam boa parte da região sul e do Sudeste do Brasil, a ponto de ser chamado de Pinheiro do Brasil.

Com toda esta representatividade, a iguaria estará no centro dos diálogos sobre a Mesa Paulista, que acontece por meio das Rodas de Conversas realizada no dia 21/01, às 10h. Culinaristas, pesquisadores, representantes da Comissão Paulista de Folclore e que aprecia a história da culinária paulista participam deste encontro que colherá experiências e saberes sobre as receitas com Pinhão.

IX Revelando São Paulo – Roda de Copnversa Culinária com Pinhão
Data: 21de janeiro  
Horário: 10h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia

Entrada franca

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support