Revelando São Paulo – 11/09/2015 – Vivencie o Revelando e conheça Valinhos

Bem próximo da cidade de São Paulo, a tradição cultural de 160  municípios paulistas se revela com sua culinária, artesanato e manifestações tradicionais durante a 19ª Edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. O Festival, queacontece entre os dias 19 a 27 de setembro, na cidade de Valinhos ,  oferece uma verdadeira viagem  para descobrir a identidade cultural do interior de São Paulo.

Uma programação diferenciada, com a participação de 150 grupos de comunidades tradicionais e folclóricos, como Congadas, Batuques, Folias, Império do Divino, Moçambique, Cavalarias, Fandangos, Bonecões, que permeiam a vida cultural dos paulistas durante todo o ano, estarão aqui na capital paulista, nesta grande vitrine cultural.

A viagem pelo pavilhão de culinária contempla as iguarias do caiçara, tropeiro e do caipira. Em poucos passos, os visitantes poderão provar os sabores das histórias do avô e da avó, como broas de milhos, doces de todas as cores, frutas e cheiros, bolinhos caipiras de farinha de milho e de mandioca com recheios diversos, café torrado e moído na hora, feijão tropeiro, galinhada, afogados, virados e pratos diferentes como a paçoca de carne, linguiça caipira feita com leite, buraco quente, João deitado (broa de milho enrolado na folha de bananeira) entre outros

Um passeio pelo pavilhão do artesanato levará o público a uma viagem pela tradição de municípios do Interior. Os trançados de folha de bananeira das cidades de Miracatu e Paraibuna, as imagens de Santos das cidades de Votorantim, Joanópolis e Itararé, as bonecas em palha de Redenção da Serra, as louças de barros dos municípios de Apiaí, Sete Barras, Barra do Chapéu e Itaóca, os entalhes em madeira de Praia Grande, Piracaia e Guararema e os bordados da cidade de Vera Cruz e Presidente Prudente são alguns dos trabalhados confeccionados na hora pelos artesãos.

Os carros de bois, charretes e carroças estarão na arena todos os dias, com desfiles e passeios.Um carnaval essencialmente de rua e espontâneo, comum nas cidades do interior paulista também faz parte da programação do evento. As ruas do entorno do parque receberão mais de 90 bonecões e cabeções de 5 blocos tradicionais entre eles o Bloco da Vaca da cidade de Arthur Nogueira que arrasta uma multidão ao som de 80 ritimistas.

Além da vivência com a cultura caipira que o Revelando proporciona, a cidade de Valinhos também oferece uma série de opções de Turismo. Saiba mais  sobre a cidade que acolhe a edição estadual do Revelando 2015.

Conheça Valinhos!

Em 28 de maio de 1896, a pequena e próspera Vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz e, em dezembro de 1955, se tornou município de Valinhos. Atualmente, com mais de 120 mil habitantes, é conhecida como a capital nacional do “Figo Roxo” e também pela grande produção de goiaba “in natura”. Uma história construída pela união de esforços de brasileiros, italianos e japoneses.

Um município singular, que convive harmoniosamente com o desenvolvimento agrícola e industrial, relevo e clima privilegiados. Sinônimo de qualidade de vida, a cidades possui atrativos diversificados e recebe a todos de braços abertos.

Valinhos tem riquezas naturais, arquitetônicas, históricas e é berço de filhos ilustres, como Adoniran Barbosa, Flávio de Carvalho e João do Monte.

Roteiro de Turismo

Roteiro: Agroturismo (Sítio Kusakariba, Adega Tio Mario, Camping Macuco)

O roteiro oferece a oportunidade visitar a produção de algumas frutas, doces e licores. Valinhos também tem vinho de qualidade!

Além disso, é possível conhecer a tradição dos descendentes italianos e japoneses, que influenciaram a região, fazendo com que a cultura local se tornasse, até hoje, cheia de encantos.

Roteiro: Ecoturismo 

O Ecoturismo é realizado na Serra dos Cocais a mais de 900 metros de altitude, Área de Preservação Ambiental. Possui trilhas com fauna e flora específicas graças à peculiaridade de sua formação geológica. O roteiro inclui visita a um sítio com plantação de figo roxo, onde se encontra o delicioso figo com chocolate, com vista panorâmica da cidade.

Roteiro: Turismo com as Estrelas

O “Turismo com as Estrelas” é realizado no Observatório de Valinhos, ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Os participantes podem ver o céu noturno por meio de dois telescópios e também observar a Lua, o planeta Júpiter e os aglomerados de estrelas conhecidos como “caixinha de jóias”. A visita inclui o reconhecimento de constelação e palestra sobre Astronomia em geral.

Roteiro: Turismo Religioso

O Roteiro Religioso oferece aos visitantes a oportunidades de visitar patrimônios religiosos arquitetônicos e históricos, importantes desde a criação e desenvolvimento do município. O turista tem a oportunidade de conhecer particularidades, que somente em visitas monitoradas podem ser vivenciadas.

Roteiro: Cultural e Histórico 

O Roteiro Cultural e Histórico, o visitante tem a vivência de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais do nosso município. Há um resgate da memória e a identidade de bens culturais de valor histórico e artístico, como edificações, museus, entre outros espaços.

Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support