Revelando São Paulo – 10/09/2015 – Congado Paulista vai colorir as ruas de Valinhos

Foto: Reinaldo Meneguim

XIII Encontro de Congos e Moçambiques acontece no domingo de encerramento do Revelando em Valinhos, dia 27/09

Com o objetivo de evidenciar e contribuir na salvaguarda e valorização dos Reinados de Congos do Estado de São Paulo, um complexo de manifestações culturais de raiz afro brasileira de extrema importância para o Estado. Esta manifestação vive na cultura de comunidades e grupos por meio de um notável trabalho baseado na permanência dos saberes antigos e na continuidade das novas gerações que levam adiante toda a essência do congado.

Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas – Atibaia 2015

O Festival da Cultura Paulista Tradicional que acontece em Valinhos no Parque Monsenhor Bruno Nardini, recebe o encontro do Congado Paulista no dia 27 de setembro. O colorido e a sonoridade de grupos de todo o estado estarão nas ruas de Valinhos apresentando este Patrimônio Imaterial da Cultura.

Atualmente temos contato com 50 reinados de congos espalhados pelo interior e metrópole. Partindo dos aspectos históricos e culturais de importantes regiões do continente africano, da introdução da cultura africana no Brasil em decorrência da escravidão, da miscigenação com as tradições religiosas dos colonizadores portugueses e também dos indígenas brasileiros, traça-se o surgimento desta tradição por todo o país.

Saiba mais:

 Congos

Congos, Congadas são folguedos que comumente aparecem na forma de préstitos (cortejos), os participantes cantando e dançando, em festas religiosas ou profanas, homenageando, de forma especial, São Benedito. Muitos desses folguedos cumprem também um papel auxiliar no catolicismo popular, ajudando tantos e tantos devotos a cumprir suas promessas. Sua instrumentação varia em cada região, havendo destaque para a percussão, sempre com muito peso estimulando muitos momentos de bailados vigorosos e manobras complicadas. Há congos de sainhas, com grande quantidade de caixas, com chapéus de fitas, com manejos de bastões e espadas (alguns grupos exibindo exemplares dos Exércitos dos tempos do Império e inicio da Republica). As vezes possuem reinado (rei, rainha, vassalagem) envolvendo parte dramática com embaixadas e lutas. Dentre estes, as mais completas são as congadas do Litoral Norte (Ilhabela e São Sebastião), por suas estruturas complexas e presença das marimbas.

Moçambique

Moçambique ou maçambiques são folguedos que aparecem durante quase todo ano nos municípios do Vale do Paraíba, nos que circundam a cabeceira do Tietê e Noroeste de São Paulo. São grupos religiosos que homenageiam com suas musicas e suas danças seus santos padroeiros, sobretudo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Suas atuações caracterizam-se por manobras (evoluções) e manejos de bastões, por vezes complicados. Seu trago distintivo são os paias, (carreiras de guizos) ou gungas (pequenos chocalhos de lata), atados aos tornozelos dos moçambiqueiros.

Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos 
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support