Revelando São Paulo – 04/05/2016 – Rodas de Conversa no Revelando – Iguape 2016

As rodas de conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos. O Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Iguape 2016 abre o espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional, da Cultura de Paz e da relação do homem com o meio ambiente.

As rodas serão realizadas durante os dias de Festival, que acontece de 25 a 29 de maio com entrada gratuita. As Rodas de Conversa do Vale do Ribeira, este ano acontecem na APAE de Iguape, localizada em frente ao Centro de Evento que recebe o Festival. A APAE está localizada na rua Vinte e Quatro de Agosto, 366 – C.DO Morro, Iguape.

Conheça os temas que estarão na roda de conversa do Revelando São Paulo – Vale do Ribeira:

No dia 26/05, na série de diálogos e troca de saberes, a Culinária Caiçara estará no foco das conversas. Utilizando como inspiração o questionamento de “Que Mesa é Esta?” A roda conta com a presença de culinaristas que apresentam receitas como Tainha, Farinha de Mandioca, Bolinhos de Farinha de Milho, Pirões, peixes e frutos do mar. Por meio desta roda, o objetivo é jogar luz nos elementos que formam a mesa caiçara e são desconhecidos do grande público.

Com o tema Em torno do Barro, no dia 27/05 artesãos, pesquisadores e mestres ceramistas abordaram as experiências, saberes e fazeres dos tradicionais mestres do artesanato feito em Cerâmica. A Roda apresenta Mestres de locais de grande identidade com o artesanato em Barro, como os Vales do Ribeira e do Paraíba. Além de Revelar está cultura de São Paulo, o espaço também propicia a troca de conhecimentos sobre processos de criação e o diálogo respeito da trajetória que a arte no barro tem em suas cidades.

Outro encontro bastaste interessante para o público que passará pelo Revelando São Paulo Vale do Ribeira é a Roda de Conversa sobre o Fandango Caiçara, que acontece dia 27/05, na qual Fandangueiros trocam experiências e vivências, que são passadas de geração para geração. Durante o diálogo, os mestres e convidaos falam de aspectos desta manifestação, como as questões que cercam a produção de instrumentos como Viola e Rabeca de Caixeta. A roda também abordará possíveis ações para salvaguardar e reconhecer o Fandango Caiçara como patrimônio imaterial da cultura de São Paulo.

A Roda que encerra a série de encontros no Revelando Iguape 2016 acontece no dia 27/05 às 16h e coloca em conversa os conhecimentos sobre os Caminhos do Peabiru rotas utilizadas pelos povos sul-americanos no período pré-colombiano até o início da colonização do Brasil. Para essa conversa, foram convidados professores, historiadores e a população de Iguape.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support