Artesanado de Palha de milho, da cidade de Redenção da Serra. Artesã Giselda. Fotografia de Reinaldo Meneguim

Dança de São Gonçalo

ic_saogoncaloÉ dança de cunho especialmente religioso, quase sempre em pagamento de promessa, expressando de forma especial a devoção a São Gonçalo. Há em São Paulo duas formas distintas de dança devocional: o São Gonçalo do litoral e o do interior. O do litoral acontece sempre ao som de violas, rabecas, cordas em geral e caixa, todo valsado e solene, sempre executada por pares. É mais compacto, não durando mais de 15 minutos, acontecendo sempre em cumprimento de promessa, no início dos bailes de sítio e fandangos.

O São Gonçalo do interior, também dançado em cumprimento de promessa ao som de duas violas, é marcado pela alternância de vênias ao altar, palmeados e sapateados, dançadores organizados em duas filas, durando a função toda uma noite. São muitas as companhias São Gonçaleiras, organizadas, que não raro, chegam a se revezar nas funções.

Dança de São Gonçalo (MG, SP) – para sua execução os dançadores se organi-zam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, organizados diante de um altar do santo. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros – mestre e contramestre – que dirigem todo o rito. A dança é dividida em partes chama-das “volta”, cujo número varia entre 5, 7, 9 e 21. As “voltas” são desenvolvidas com os violeiros cantando, a duas vozes, loas a São Gonçalo, enquanto os dançadores, sapateando na fileira em ritmo sincopado, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo, fazem genuflexão e saem sem dar as costas para o altar, ocupando os últimos lugares de suas fileiras. Cada volta pode demorar de 40 minutos a 2 ou 3 horas, dependendo do número de dançadores. Na última “volta”- em São Paulo chamada “Cajuru”- forma-se uma roda onde o promesseiro dança carregando imagem do santo, retirada do altar. Em Minas Gerais, no Vale do São Francisco, a dança é desenvolvida por dez ou doze pares de moças, todas vestidas de branco. Cada uma delas leva um grande arco de arame recoberto de papel de seda branco franjado, com quais fazem figurações coreográficas.

Ocorrência: Atibaia, Bom Jesus dos Perdoes, Capão Bonito, Capela do Alto, Jarinu, Itapeva, Joanópolis, Lagoinha, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Piracaia, Santa Isabel, Redenção da Serra, Santo Antonio do Pinhal, Ribeirão Grande, São Luis do Paraitinga, São Jose dos Campos, Santa Izabel, Tatuí.



Em breve disponibilizaremos o conteúdo.

Grupo Município a que pertence
Reza de São Gonçalo Atibaia
Dança de São Gonçalo Barra do Turvo
Dança de São Gonçalo Barra do Turvo
São Gonçalo Da Barra Barra do Turvo
São Gonçalo de Cajamar Cajamar
Dança de São Gonçalo do Rocio Iguape
Dança de São Gonçalo Itapetininga
São Gonçalo do Amarante Jacareí
São Gonçalo Jarinu
Orgulho Caipira Lagoinha
Raiz de Lagoinha Lagoinha
São Gonçalo do Divininho Nazaré Paulista
São Gonçalo de Piracaia Piracaia
Grupo Folclórico São Gonçalo São José dos Campos


Em breve disponibilizaremos o conteúdo.


Em breve disponibilizaremos o conteúdo.

Copyright Toninho Macedo. Todos direitos reservados.

Deixe uma resposta

UA-61231390-1