Arranchamento interétnico
O desafio do outro

Arranchamento do verbo arranchar. O mesmo que: acomodação, amantilhamento. Era a ação de distribuir a tropa em ranchos para comer, pernoitar etc. Dar pousada, albergar. Comer o rancho no quartel. Arranchar é sinônimo de: albergar, hospedar, alojar, acomodar, amatilhar, arrancada, …reunir(-se) ou distribuir(-se) em ranchos (‘grupos de pessoas’); agregar(-se), associar(-se).
Implica um certo toque de provisoriedade. Espaço para convivência
Arranchavam-se os tropeiros, e onde se arranchavam, rotinairamente, foram surgindo os ranchos locais, demarcados pela acolhida. A cada 70 kms, uma parada. Uma pousada. E destes surgiram vilas, hoje cidades (Sorocaba, Itapetininga, Capão Bonito, Itapeva,…)
O arranchamento durante o Revelando São Paulo
O Revelando vem proporcionando espaço para que etnias indígenas (Fulni-ô, Guarani, Kaingang, Kariboka, Kariri-Xocó, Krenak, Pankararé, Pankararú, Pataxó, Terena, Tikuna, Tupi-Guarani, Wassu Cocal e Xavante) compartilhem com os clãs ciganos (Róm, Calón e Kalderash). Também, a presença das comunidades quilombolas no Revelando, dos municípios do Vale do Ribeira.
É um espaço interativo de segmentos étnicos, que busca promover a convivência e compartilhamento, tendo como unidades indutoras a música, as danças, os artesanatos e outros elementos culturais identitários.
Além disto, neste mesmo espaço, busca integrar o público reúna comunidades aquilombadas, ciganos e indígenas, promovendo o conhecimento de suas culturas por meio de valores como artesanato, dança e música.
O resultado destas reuniões tem sido o sentimento de família presente no Arranchamento. Tanto da parte cigana quanto indígena houve grande respeito, reconhecimento e amizade.
Por vários momentos, indígenas e ciganos dançam juntos, resultando numa linda festa de cores e trajes, experiência de interação, onde a cultura cigana (bailado, música), se une aos rituais e pajelanças indígenas, encantando o público.
Tudo isso de forma espontânea, demonstrando a todos que participam do Revelando São Paulo, ser possível uma Cultura de Paz e convivência harmoniosa, mesmo com as diferenças existentes na rica diversidade cultural brasileira.
Durante o Revelando São Paulo




















Na rotina da Abaçaí – No Parque da Água Branca







Na Fazenda São Bernardo -Durante o Caaporã







Gravação de CD e DVD – Toré



