Balé Folclórico de São Paulo – Abaçaí

Criado em 1983, o Balé Folclórico de São Paulo faz parte do programa de Ação Cultural da Abaçaí Cultura e Arte e transita pela linguagem cênica das manifestações festivas, rituais e cerimoniais das mais diversas regiões do Brasil.

O Balé Folclórico de São Paulo tem como objetivo transmitir, através da projeção estética, a Cultura Tradicional Brasileira, revelando a beleza existente nas suas diversas manifestações, contando com um repertório que inclui números musicais e coreográficos com um grande acervo de figurinos característicos.

Elenco

O Balé Folclórico de São Paulo conta com dançarinos e músicos polivalentes. Alguns membros do grupo, antes de integrarem o elenco, fizeram parte do Juruá – projeto de ação cultural exercido pela Abaçaí Cultura e Arte.

Repertório

Moçambique

Folguedo religioso que homenageia, com suas músicas e danças, seus santos padroeiros, sobretudo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Suas atuações caracterizam-se por manobras (evoluções) e manejos de bastões, por vezes complicados, ou mesmo sapateados que exigem, dos participantes, destreza ímpar. Seu traço distintivo são os paiás (carreiras de guizos) e gungas (pequenos chocalhos de lata), atados aos tornozelos dos moçambiqueiros.
O Moçambique aparece durante quase todo ano, nos municípios do Vale do Paraíba, nos que circundam a cabeceira do Tietê, Noroeste de São Paulo e todo o estado de Minas Gerais, notadamente a Grande Belo Horizonte.

Maracatu

Cortejo real, derivado dos antigos préstitos dos reis do Congo que homenageavam Nossa Senhora do Rosário. É um cortejo luxuoso do qual faz parte grande número de personagens como baianas, caboclos e as figuras do rei e da rainha. O bailado mais expressivo é executado pela dama do passo que carrega nas mãos uma boneca – a Calunga.

Congo de Sainhas e Terno Feminino

Cortejos que revelam grande aculturação africana. Aparecem nos mais diversos pontos do país, em festas religiosas, sobretudo nas dedicadas à Nossa Senhora do Rosário e à São Benedito. Às vezes possuem reinado (rei, rainha, vassalagem…) envolvendo parte dramática com embaixadas e lutas.

Coco

Dança de sapateado com tamancos que, em grande variação, aparecem em todo Nordeste. Animam, de forma especial, as festas do ciclo junino; porém, é possível encontrar o coco em outras celebrações como datas significativas, encerramento de mutirões e aniversários.

Maculelê

Maculelê é um bailado guerreiro e acrobático que exige grande prática dos participantes na articulação de saltos e manejo de bastões. Nos movimentos e acrobacias, mantém relações íntimas com a capoeira, cujo contexto, hoje em dia, está quase sempre associado.

Reisado

Os reisados aparecem durante o ciclo de Natal a partir da Bahia, pelos estados do Nordeste até o Piauí. É uma sucessão de cenas com personagens características que se apresentam ao som de músicas apropriadas a cada uma. Seguem a mesma tradição secular ibérica, indo de casa em casa, fazendo em cantoria, a pedição de abertura de porta e louvação aos donos das casas. Cantam o nascimento do Menino Jesus numa fusão de temas sacros e profanos.

Jongo e Batuque

Jongo é dança de origem bântu, do mesmo tronco do batuque, ancestrais do samba e do pagode, que resiste em alguns pontos do Vale do Paraíba. Com seu leva e traz, e suas umbigadas ao som do tambu, o batuque é parte preciosa da herança deixada pelos antigos negros escravizados.

Participações

  • Revelando São Paulo – Festival de Cultura Paulista Tradicional: Atibaia, Iguape, São José dos Campos e São Paulo
  • Participação Especial na Apresentação da Orquestra Brasileira do Auditório Ibirapuera – São Paulo/SP
  • Auto da Esperança – Catedral da Sé e Mosteiro de São Bento – São Paulo/SP
  • SBPC Cultural na UFSCar – São Carlos/SP
  • LorensVale – Lorena/SP
  • Litoral EnCena – Paraibuna/SP
  • VII Encontro Nacional e I Encontro Internacional de Tradutores- Show de abertura – USP – São Paulo/SP
  • II Encontro Panamericano de Percussão- Unesp – Memorial da América Latina – São Paulo/SP
  • Encontro das Irmandades do Divino Espírito Santo – Catedral do Divino Espírito Santo – Caraguatatuba/SP
  • Jornada Mundial da Juventude – Apresentação Regional – Tatuapé – São Paulo/SP
  • São João no Brasil – SESC Pompeia – São Paulo/SP
  • Representou São Paulo na XXXVI Feira dos Estados – Brasília/DF
  • Show de encerramento às comemorações do centenário de Amizade Brasil/Japão – Ginásio do Ibirapuera – São Paulo/SP
  • Espetáculo Folclore Brasil, apresentando 14 danças do Brasil – Ginásio do Ibirapuera – São Paulo/SP
  • Festival Nacional de Danças Populares – SESC Danças Populares – Vale do Anhangabaú – São Paulo/SP
  • XVI Congresso Mundial de Jornalistas Católicos – Campos do Jordão/SP
  • II Festival Internacional de Música Erudita – IDRIART – São Paulo/SP
  • I Festival Internacional de Folclore – Campos do Jordão/SP

Crédito das fotos: Reinaldo Meneguim

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support