Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Cultura

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Programa Revelando São Paulo  tem a missão para valorizar e salvaguardar a Cultura Tradicional do Estado de São Paulo, desta forma, suas ações possibilitam um grande encontro de manifestações artísticas e rituais presente em todo o estado e em muitas vezes desconhecidas do grande público.

São Paulo tem vários bens culturais imateriais vivos. Os festejos, as congadas, batuques, império do Divino, cavalaria, fandango, folia de reis, manifestações que continuam e permeiam o estado durante o ano todo, conferindo uma identidade rica e multifacetada.

Com realização da Secretaria de Estado da Cultura e Abaçaí Cultura e Arte, o programa se caracteriza como articulador e promotor de ações culturais que ressaltam e trazem luz ao Patrimônio Imaterial de São Paulo, o Revelando envolve pesquisa, relações institucionais, contatos com as mais diversas comunidades, diálogos e parcerias com os dirigentes culturais dos municípios e com instituições privadas de natureza cultural e/ou educacional.

Por meio de suas pesquisas e parceiroseste programa revela a importância da cultura imaterial, de saberes e fazeres de várias comunidades e pessoas, procurando contribuir para garantir as condições necessárias para sua continuidade.

Para efeitos comparativos do potencial de alcance da cultura paulista, quando o Revelando iniciou sua trajetória, reunia 50 municípios, atualmente, mais de 200 municípios participam desta grande Mostra que apresenta culinária, artesanato, palco interno e externo para os folguedos, grupos tradicionais e cortejos das mais variadas matizes culturais e étnicas que formam a identidade do estado.

Com sua reverberação, é notável o aumento do interesse dos municípios em participar deste programa que é um inventário conquistado e trabalhado a partir de um mapeamento do patrimônio imaterial. Com suas diversas ferramentas de produção e comunicação, o Revelando é um importante agente de registro dos bens culturais paulistas.

Sempre negando a equivocada ideia de a identidade da cultura tradicional se perde através do tempo, o Revelando São Paulo volta-se ao mapeamento, documentação e divulgação deste universo respeitando a diversidade das manifestações tradicionais.

A partir do Revelando São Paulo, pessoas comuns, muitas delas, até então ridicularizadas , passaram a produzir e expor suas ofícios, compartilhando seus saberes e fazeres, caracterizando-os como agentes da identidade cultural paulista. No Festival que se consolidou como um grande legado as tradições identitárias de São Paulo, os “artistas”, os “sujeitos das ações, são os congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santo Reis, São Gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos, culinaristas e artesãos de todos os cantos de São Paulo.