Programa São Paulo Minha Escola

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Festival da Cultura Paulista Tradicional propicia aos visitantes uma viagem cultural aos diversos municípios que apresentam suas formas mais peculiares de ser, de sentir e de agir, expressas no artesanato, na culinária, nos grupos de danças tradicionais e demais manifestações que compõem a identidade da sua cidade e do Estado.

É nesse universo que se insere o Programa São Paulo, Minha Escola, cujo objetivo é compartilhar com a comunidade estudantil e educadores, por meio de visitas agendadas e monitoradas, nossa importante diversidade cultural.

Ao propiciar vivências tão significativas, buscamos estimular estudos, pesquisas e a apropriação da cultura tradicional do Estado de São Paulo como ferramenta pedagógica, educativa e de encantamentos, além de reavivar memórias ancestrais e, assim, fortalecer o orgulho de ser Paulista.

Mudança na forma da Monitoria

Para quem já teve a oportunidade de participar das visitas nos anos anteriores, informamos que o esquema de visitação mudou. A partir deste ano os monitores não acompanham mais o grupo, eles ficarão aguardando os jovens em pontos estratégicos (estações) dentro de um roteiro pré-definido. O grupo deverá estar acompanhado dos professores e/ou responsáveis durante toda a visita.

Os professores/responsáveis, na chegada, receberão um mapa com o roteiro de visitação. Seguindo o roteiro e acompanhando os alunos em todo o percurso, encontrarão os monitores que apresentarão o Revelando São Paulo.

Os roteiros são estabelecidos por faixa etária, para adequar pedagogicamente o conteúdo trabalhado pela monitoria.

Grupos de até 40 alunos devem estar acompanhados de dois educadores ou pessoas responsáveis, durante todo o percurso.

A visita monitorada tem a duração de até 2 horas.

Foto: Reinaldo Meneguim