Os sabores e aromas da Mesa Paulista em São José dos Campos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
As delícias das culinárias caipira, caiçara e tropeira no Revelando São Paulo Vale do Paraíba

Em meio a tantos Chefs e realitys shows de culinária, o festival Revelando São Paulo é o verdadeiro espaço para a identidade dos saberes e fazeres tradicionais da mesa caipira. A autêntica culinária caipira se apresenta na capital com seus marcantes sabores e aromas, toda tradição do interior, faz uma mostra desta culinária em ranchos tropeiros, fogões a lenha e receitas de diferentes regiões de São Paulo.

As culinárias dos caipiras, caiçaras e tropeiros serão destaques no XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba, em São José dos Campos. Realizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, de 6 a 10 de julho, o festival mostra as delícias da Mesa Paulista de cerca de 100 municípios do Estado de São Paulo.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), o festival traz culinaristas de todo o estado, onde, durante os cinco dias produzem doces caseiros, bolinhos caipira, bolos, virados, feijão tropeiro, entre outras iguarias de dar água na boca.

Alguns pratos têm nomes curiosos, como o Buraco Quente do Bi, de Pariquera-açu, uma tradição com mais de 50 anos que começou com os restos de linguiça que ficavam na chapa e hoje é um atrativo lanche com carnes, linguiça, tomate, pimentão e temperos singulares. A paçoca tropeira de Pilar do Sul também estará presente, preparada no pilão com farinha de milho e carnes. É até possível confundir a paçoca de carne com a farofa, mas a diferença está no preparo. A paçoca precisa que a farinha de milho seja socada no pilão por aproximadamente uma hora, enquanto a farofa é feita apenas da mistura dos alimentos.

Um dos sabores tradicionais do Vale do Paraíba está em Redenção da Serra com a Carne na lata, conservada como os tropeiros e caipiras de antigamente, armazenada junto a banha do porco, isto prolonga a durabilidade do alimento e confere um sabor apurado e único, acompanhada de Tutu de Feijão, torresmo, carne com batata, arroz e farofa.

O que não pode faltar no Revelando São Paulo, ainda mais na edição do Vale do Paraíba, é o tradicional bolinho caipira, presente em muitas cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba e o Distrito de São Francisco Xavier. Feito com farinha de milho e recheio de carne, o bolinho caipira surgiu no Vale do Paraíba, no século XVII,com os tropeiros, que durante as paradas das tropa, misturam a farinha de milho com água e temperos para rechear com carnes ou peixe. Cada município tem sua receita e seus segredos, mas todos são de dar água na boca e fazem muito sucesso durante o festival da cultura tradicional paulista.

Os municípios de Paraibuna, Redenção da Serra e Pindamonhangaba trazem o característico café da manhã caipira. O café é passado no coador de pano todos os dias, de manhã e à tarde, e depois servido com broas de milhos, bolinhos de chuvas e biscoitinhos de nata. Tudo feito em fogões à lenha.

Os doces, trazidos por doceiras dos municípios de São João da Boa Vista, Praia Grande e Guaratinguetá, também são destaques e destroem qualquer dieta. Delícias como goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas são preparadas durante todos os dias do evento, podendo ser saboreadas na hora ou levadas para casa.

O Festival é gratuito e funcionará das 9h às 21h. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.


Serviço:

XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 6 a 10 de julho
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br