Lançamento do CD Cantos Sagrados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Abaçaí Cultura e Arte e a Secretaria da Cultura do Estado por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias lançam durante a edição de 2016 do Revelando São Paulo no Vale do Ribeira, no sábado do Festival, dia 28/05, o CD Ko’e Maramõ – Agradecendo Nhanderu. O trabalho apresenta os cânticos sagrados da Aldeia Djaiko-aty. A Aldeia está localizada próximo ao litoral sul de São Paulo, na cidade de Miracatu.

O litoral de São Paulo conta com a maior quantidade de aldeias nativas do estado. O trabalho de gravação deste CD contempla um dos objetivos da Abaçaí Cultura e Arte: colocar luz nas comunidades indígenas, salvaguardando sua cultura, bem como, tornando-a acessível ao público.

Os cantos sagrados representam o modo de agradecer a Nhanderu (Deus) por todas as bênçãos da natureza, da terra e de todo sustento e sobrevivência que cercam a aldeia. As composições são próprias da aldeia e remetem ao sentido espiritual da vida.

Com 10 anos de caminhada ao lado do segmento, uma construção que se fortalece dentre várias ações realizadas no Programa Revelando São Paulo – Festival de Cultura Paulista Tradicional, este registro dos Tupi-Guarani Nhandeva se junta a outros trabalhos realizados com comunidades indígenas.

Conheça os outros registros da cultura indígena produzidos pela Abaçaí Cultura e Arte

2010 – CD e DVD Kangwaá, Cantando para Nhanderu – Etnia Tupi Guarani das Aldeias Nhamandu Mirim, Piaçaguera e Bananal de Peruíbe/SP.

2014 – CD e DVD Toré, Aldeias Urbanas – Etnias Wassu Cocal (Aldeia urbana de Guarulhos/SP), Pataxó (Aldeia Coroa Vermelha, Bahia), Kariboka (Aldeia Tupãnaé, Pariquera-Açu/SP) e Pankararé (Aldeia urbana de Osasco/SP).

2015 – CD Xondaro, Cânticos Guarani – Etnia Guarani Mbya das Aldeias Itapuã de Iguape, Itapu Mirim de Registro e Urui-ty de Miracatu, Vale do Ribeira, litoral sul de São Paulo.