Revelando São Paulo – Lançamento do CD Cantos Sagrados

A Abaçaí Cultura e Arte e a Secretaria da Cultura do Estado por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias lançam durante a edição de 2016 do Revelando São Paulo no Vale do Ribeira, no sábado do Festival, dia 28/05, o CD Ko’e Maramõ – Agradecendo Nhanderu. O trabalho apresenta os cânticos sagrados da Aldeia Djaiko-aty. A Aldeia está localizada próximo ao litoral sul de São Paulo, na cidade de Miracatu.

O litoral de São Paulo conta com a maior quantidade de aldeias nativas do estado. O trabalho de gravação deste CD contempla um dos objetivos da Abaçaí Cultura e Arte: colocar luz nas comunidades indígenas, salvaguardando sua cultura, bem como, tornando-a acessível ao público.

Os cantos sagrados representam o modo de agradecer a Nhanderu (Deus) por todas as bênçãos da natureza, da terra e de todo sustento e sobrevivência que cercam a aldeia. As composições são próprias da aldeia e remetem ao sentido espiritual da vida.

Com 10 anos de caminhada ao lado do segmento, uma construção que se fortalece dentre várias ações realizadas no Programa Revelando São Paulo – Festival de Cultura Paulista Tradicional, este registro dos Tupi-Guarani Nhandeva se junta a outros trabalhos realizados com comunidades indígenas.

Conheça os outros registros da cultura indígena produzidos pela Abaçaí Cultura e Arte

2010 – CD e DVD Kangwaá, Cantando para Nhanderu – Etnia Tupi Guarani das Aldeias Nhamandu Mirim, Piaçaguera e Bananal de Peruíbe/SP.

2014 – CD e DVD Toré, Aldeias Urbanas – Etnias Wassu Cocal (Aldeia urbana de Guarulhos/SP), Pataxó (Aldeia Coroa Vermelha, Bahia), Kariboka (Aldeia Tupãnaé, Pariquera-Açu/SP) e Pankararé (Aldeia urbana de Osasco/SP).

2015 – CD Xondaro, Cânticos Guarani – Etnia Guarani Mbya das Aldeias Itapuã de Iguape, Itapu Mirim de Registro e Urui-ty de Miracatu, Vale do Ribeira, litoral sul de São Paulo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support