Revelando São Paulo – Arranchamento Interétnico

O Arranchamento Interétnico é um espaço interativo de seguimentos étnicos, que busca promover a convivência e compartilhamento de músicas, danças e outros elementos culturais identitários.
A proposta do arranchamento é integrar o público em um espaço que reúna comunidades aquilombadas, ciganos e indígenas, promovendo o conhecimento de suas culturas por meio de valores como artesanato, dança e música.

O Revelando já proporcionou espaço para que etnias indígenas (Fulni-ô, Guarani, Kaingang, Kariboka, Kariri-Xocó, Krenak, Pankararé, Pankararú, Pataxó, Terena, Tikuna, Tupi-Guarani, Wassu Cocal e Xavante) compartilhassem com os clãs ciganos Róm, Calón, Roharanô e Kalderash.
Também, a presença das comunidades quilombolas, provenientes do Vale do Ribeira e Litoral Norte.
O resultado desta reunião foi o sentimento de família presente no Arranchamento. Houve grande respeito, reconhecimento e amizade, envolvendo todas as etnias presentes.
Por vários momentos, indígenas, ciganos, e quilombolas dançaram juntos, resultando numa linda festa de cores e trajes, experiência de interação, onde a cultura cigana (bailado, música), se uniu aos rituais, torés, pajelanças indígenas, pinturas, e também a presença do artesanato e cultura quilombola, encantando o público. Tudo isso de forma espontânea, demonstrando a todos que participam do Revelando São Paulo, ser possível uma Cultura de Paz e convivência harmoniosa, mesmo com as diferenças existentes na rica diversidade cultural brasileira.

Emerson Pantaleo Caparelli

Fotos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support