Arranchamento Interétnico

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Arranchamento Interétnico é um espaço interativo de seguimentos étnicos, que busca promover a convivência e compartilhamento de músicas, danças e outros elementos culturais identitários.
A proposta do arranchamento é integrar o público em um espaço que reúna comunidades aquilombadas, ciganos e indígenas, promovendo o conhecimento de suas culturas por meio de valores como artesanato, dança e música.

O Revelando já proporcionou espaço para que etnias indígenas (Fulni-ô, Guarani, Kaingang, Kariboka, Kariri-Xocó, Krenak, Pankararé, Pankararú, Pataxó, Terena, Tikuna, Tupi-Guarani, Wassu Cocal e Xavante) compartilhassem com os clãs ciganos Róm, Calón, Roharanô e Kalderash.
Também, a presença das comunidades quilombolas, provenientes do Vale do Ribeira e Litoral Norte.
O resultado desta reunião foi o sentimento de família presente no Arranchamento. Houve grande respeito, reconhecimento e amizade, envolvendo todas as etnias presentes.
Por vários momentos, indígenas, ciganos, e quilombolas dançaram juntos, resultando numa linda festa de cores e trajes, experiência de interação, onde a cultura cigana (bailado, música), se uniu aos rituais, torés, pajelanças indígenas, pinturas, e também a presença do artesanato e cultura quilombola, encantando o público. Tudo isso de forma espontânea, demonstrando a todos que participam do Revelando São Paulo, ser possível uma Cultura de Paz e convivência harmoniosa, mesmo com as diferenças existentes na rica diversidade cultural brasileira.

Emerson Pantaleo Caparelli

Fotos