6 Destaques do Revelando Vale do Paraíba

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Revelando São Paulo Vale dos Paraíba acontece de 6 a 10 de julho em São José dos Campos. O Festival é a grande mostra da cultura paulista tradicional e chega neste ano em sua 15ª Edição na cidade.

Este Revelando apresenta alguns destaques que formam a identidade cultural do Vale do Paraíba e do estado todo, 

Abaixo conheça 6 destes tópicos e prepare-se para vivenciar nossas tradições

– Figureiros

Figureiros são os artistas populares do Vale do Paraíba que se auto intitulam desta maneira e recriam com barro (cru) figuras e cenas de seu dia-a-dia ou de seu imaginário. Esta arte é resultante da tradição, da curiosidade ou das experiências pessoais do próprio artista. Ao destacarmos os aspectos da produção dos Figureiros do Vale do Paraíba, uma peça aparece como símbolo desta arte na região: os pavõeszinhos.

– Bonecões

Os bonecões de rua fazem parte da vida cultural de mais de 25 municípios paulistas, uma expressão popular e tradicional que aparece durante todo o ano integrando os calendários cívicos, do carnaval e mesmo de festas religiosas em quase todas as regiões do Estado. Variam as denominações dos conjuntos – Juritica (Litoral Sul), Pereirões (Região da Mantiqueira), Maria Angu (Vale do Paraíba e Litoral Norte); Cordão de Bichos (Médio Tietê).

Revelando São Paulo Vale do Paraíba SJC 2013

– Orquestra de Violas

A musicalidade paulista se identifica nesta manifestação. As Orquestras de Violas são um fenômeno contemporâneo, onde canções, composições e ponteios da tradição caipira são executados por uma reunião de violeiros. Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo e o Revelando no Vale do Paraíba mais uma vez recebe o encontro de violas e violeiros do estado.

– Carne da Lata

Tradicional de Redenção da Serra, a Carne na Lata é produzida pelos tropeiros e caipiras de antigamente. Esta iguaria é armazenada junto à banha do porco, que prolonga a durabilidade do alimento e confere um sabor apurado e único. Acompanha sempre outros ícones da culinária tropeira, como o Tutu de Feijão, Torresmo, Carne com Batata, arroz e farofa.

– João Deitado

João Deitado, também conhecido como pau a pique é uma broa de fuba com erva doce, sua massa tem consistência mais firme para poder ser assada na folha de bananeira. A iguaria é uma tradição de todo o universo caipira, bastante presente na região do Vale do Paraíba, quem traz este sabor ao Revelando é São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.

– Bolinhos Caipiras

Os bolinhos caipiras são feitos de farinha de milho e de mandioca, com diversos recheios e formas – frango, carne, linguiça, pinhão. Os recheios são sempre bem temperados e colocados crus, para que o calor do fritar cozinhe. Com os nomes de encapotados, pastel de milho e capotados, estes primos caipiras são iguarias de grande tradição em diversas regiões de São Paulo.

Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Iguape 2013

Serviço:
XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba

Data: 6 a 10 de Julho

Horário: das 9h às 21h

Local: Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”

Estacionamento no local

Entrada franca

Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela internet TV Revelando

revelandosp / facebook: http://www.facebook.com/revelandosaopaulo1