Revelando São Paulo – Festival da Amizade

Dançando pela Vida, Dançando por uma Cultura de Paz

A amizade é um dos grandes presentes da vida. Há uma sábia frase longínqua que diz:

A amizade é como a saúde: Nunca nos damos conta de seu verdadeiro valor até que a perdemos.

Amizade é uma relação de simbiose, onde todos saem ganhando. Trocas, conversas, apoios, ouvidos, conselhos, manifestações de uma amizade sincera e verdadeira. Laços de carinho, afeto, amor. A amizade não precisa acontecer com pessoas exatamente iguais, com os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é esse exatamente o fator que os une. A amizade tem a função de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações, sonhos?

Aquele que descobrir a verdadeira amizade, encontrar-se-á com um Tesouro. (provérbio antigo).

O Festival da Amizade é uma celebração da diversidade. A tentativa de um encontro fraterno, irmão, numa grande festa a que se somam grupos de danças folclóricas, representantes de comunidades e etnias locais e estrangeiras. Através da multiplicidade de sons, ritmos, cores, de danças, cheiros e sabores, busca-se celebrar a riqueza multicultural da cidade e do Estado de São Paulo, refletidas pelo mundo afora. É um evento que celebra e contempla essas manifestações e reinvenções de se ter uma nacionalidade, reunindo vozes, corpos, gestos, paladares e vontades de ser e interagir.

Ciganos da Cidade de Praia Grande, Festival da Amizade. Foto: Reinaldo Meneguim.

Mas não apenas a celebração. O Festival da Amizade inscreve-se também nas iniciativas por uma Cultura de Paz, abraçada por diversas instituições e entidades irmãs em todo o planeta. Reunidos dentro do Revelando São Paulo, os grupos apresentam danças, músicas, sotaques, vestimentas e instrumentos característicos de suas comunidades. O encontro com os demais grupos e com o público representa também um momento privilegiado para o compartilhamento de experiências, de vivências, na busca de contribuir para um mundo de Paz.

Com o Festival da Amizade busca-se, além da oferta de lazer e oportunidade de festar:

  • Promover o encontro e interação dos grupos de comunidades migrantes e imigrantes do estado de São Paulo e seus descendentes;
  • Divulgar e revelar aspectos da cultura tradicional de São Paulo e de seus aspectos cosmopolitas (ciranda multiétnica).
  • Contribuir ainda para o aumento do apreço do paulista para com sua própria cultura (Só se ama aquilo que se conhece).
  • Oportunidade de se festar distintos grupos com um mesmo objetivo: a Paz entre todos mesmo com costumes e culturas distintas.
  • Encontrar o Ponto de Equilíbrio – Síntese da União e da valorização da Vida: o Real significado de Amizade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support