Festival da Amizade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dançando pela Vida, Dançando por uma Cultura de Paz

A amizade é um dos grandes presentes da vida. Há uma sábia frase longínqua que diz:

A amizade é como a saúde: Nunca nos damos conta de seu verdadeiro valor até que a perdemos.

Amizade é uma relação de simbiose, onde todos saem ganhando. Trocas, conversas, apoios, ouvidos, conselhos, manifestações de uma amizade sincera e verdadeira. Laços de carinho, afeto, amor. A amizade não precisa acontecer com pessoas exatamente iguais, com os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é esse exatamente o fator que os une. A amizade tem a função de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações, sonhos?

Aquele que descobrir a verdadeira amizade, encontrar-se-á com um Tesouro. (provérbio antigo).

O Festival da Amizade é uma celebração da diversidade. A tentativa de um encontro fraterno, irmão, numa grande festa a que se somam grupos de danças folclóricas, representantes de comunidades e etnias locais e estrangeiras. Através da multiplicidade de sons, ritmos, cores, de danças, cheiros e sabores, busca-se celebrar a riqueza multicultural da cidade e do Estado de São Paulo, refletidas pelo mundo afora. É um evento que celebra e contempla essas manifestações e reinvenções de se ter uma nacionalidade, reunindo vozes, corpos, gestos, paladares e vontades de ser e interagir.

Ciganos da Cidade de Praia Grande, Festival da Amizade. Foto: Reinaldo Meneguim.

Mas não apenas a celebração. O Festival da Amizade inscreve-se também nas iniciativas por uma Cultura de Paz, abraçada por diversas instituições e entidades irmãs em todo o planeta. Reunidos dentro do Revelando São Paulo, os grupos apresentam danças, músicas, sotaques, vestimentas e instrumentos característicos de suas comunidades. O encontro com os demais grupos e com o público representa também um momento privilegiado para o compartilhamento de experiências, de vivências, na busca de contribuir para um mundo de Paz.

Com o Festival da Amizade busca-se, além da oferta de lazer e oportunidade de festar:

  • Promover o encontro e interação dos grupos de comunidades migrantes e imigrantes do estado de São Paulo e seus descendentes;
  • Divulgar e revelar aspectos da cultura tradicional de São Paulo e de seus aspectos cosmopolitas (ciranda multiétnica).
  • Contribuir ainda para o aumento do apreço do paulista para com sua própria cultura (Só se ama aquilo que se conhece).
  • Oportunidade de se festar distintos grupos com um mesmo objetivo: a Paz entre todos mesmo com costumes e culturas distintas.
  • Encontrar o Ponto de Equilíbrio – Síntese da União e da valorização da Vida: o Real significado de Amizade.