Cultura Indígena: sempre presente no Revelando

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Durante o XIX Revelando São Paulo, que acontece em Valinhos, a cultura apresenta uma grande mostra para o público que passar elo Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Indígenas de diversas partes do estado paulista apresentam diferentes tipos de artesanatos com materiais que da própria natureza.

Em meio ao passeio no Festival de Cultura Tradicional Paulista, é possível encontrar 11 etnias, como os Pataxós, Tupi-Garani e Pankararés, além de 22 aldeias, dentre urbanas e nativas, como Tekoá Porã, Itaóca, Krututu e Taniguá. Os indígenas presentes no Revelando Paulo são de municípios, como Guarulhos, Itariri, Miracatu, Pariquera-Açu e São Paulo.

No espaço reservado para eles, pode-se encontrar colares feitos de sementes, arcos, flechas e os índios em seus trajes habituais. Essa é a forma que eles encontraram para mostrar em meio ao Revelando São Paulo a cultura milenar que permeia os indígenas.

Além do espaço indígena, também é possível encontrar artesanatos de diversas regiões do estado, como jarras feitas de barro e o melhor da culinária caipira, caiçara e tropeira.

A XIX edição do Revelando São Paulo fica no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini até o dia 27 de setembro, das 9h às 21h.

Indígenas no Revelando São Paulo – Valinhos 2015
11 Etnias: Cruaia, Fulni-ô, Guarani, Kariboka, Kariri Xocó, Pankararé, Pataxó, Terena, Tupi-Guarani, Tupi Nhandeva e Wassu Cocal.
22 Aldeias: Aldeia Urbana Fulni-ô, Aldeia Urbana Kariri, Aldeia Urbana Pankararé, Aldeia Urbana Pataxó, Aldeia Urbana Wassu, Bananal, Djaikoa-ty, Erekuá, Itaóca I, Karugwá, Krukutu, Nhamandu Mirim, Phyau, Piaçaguera, Rio do Azeite, Tabaçu, Taniguá, Tekoá Kwaray, Tekoá Sul, Tekoá Porã, Tenondé Porã e Tupãnaé.
12 Municípios: Avaí, Barão de Antonina, Guarulhos, Itariri, Itaporanga, Miracatu, Mogi Guaçu, Mongaguá, Osasco, Pariquera-Açu, Peruíbe e São Paulo.