Revelando São Paulo termina com público recorde

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nos cinco dias do festival da cultura paulista tradicional, congadas, folias de Reis, orquestras de Violas, catira, artesanato e culinária revelam 104 cidades do Estado

A 15 ª edição do Revelando São Paulo Vale do Paraíba, realizada de 6 a 10 de julho, no Parque da Cidade, em São José dos Campos recebeu um público recorde. Durante os cinco dias de Festival, mais de 350 mil pessoas prestigiaram o festival de cultura tradicional do Estado de São Paulo.

Ao longo do Festival, os visitantes puderam vivenciar a culinária caipira, caiçara e tropeira, além do artesanato e as manifestações culturais de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo. Só no artesanato foram 80 municípios participantes, que contou com uma rica mostra de traçados de timbopé, da cidade de Miracatu e as panelas de barro do Vale do Ribeira.

A culinária de 45 municípios, contou com as iguarias da paçoca de carne seca, da cidade de Pilar do Sul. Considerada tradicional do universo tropeiro a tradição leva farinha de milho e misturas de carnes. Já o bolinho caiçara da cidade de Peruíbe, também foi umas das deliciosas opções, onde mais de mil bolinhos foram consumidos.

Durante o fim de semana, foram os contos, lendas e tradições do Vale do Paraíba que através da contação de histórias encantaram o público presente. De maneira criativa e irreverente, o Coletivo Educulturapopular, trouxe para esta edição apresentações lúdicas e cheias de musicalidade. Todo o trabalho é resultado dos saberes familiares que foram descobertos em uma vida toda de pesquisa.

O domingo foi marcado pelo cortejo de 20 grupos mostrando o colorido das fitas e o gingado nos movimentos dos passos. Carros de boi, tropeiros e moçambiqueiros também prestigiaram e participaram do cortejo. No palco, as apresentações dos grupos seguiram durante toda à tarde até a despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A orquestra de viola de Cabreúva.

Tudo o que acontececeu no Revelando Vale do Paraíba 2016 pode ser visto na TV Revelando, os 5 dias de Festival estão no livestream: http://livestream.com/accounts/9027969/events/5742755. Também é possível ver todo o acervo de fotos em nossa página do Facebook: http://www.facebook.com/revelandosaopaulo1

O festival, que tem por objetivo revelar, fomentar e salvaguarda o patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo, nesta edição colocou foco na participação de crianças e jovens que estiveram presente em todas manifestações tradicionais revelando a diversidade da identidade paulista.

Realizado pelo Governo de Estado através da Secretaria de Cultura do Estado com a co-realização da prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e produzido pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte o evento termina sem nenhuma ocorrência, reafirmando um programa de Cultura de Paz.