Pesquisa apresenta Receitas Bragantinas Tradicionais

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Revelando São Paulo Entre Serras e Águas – Atibaia 2016, recebe a pesquisadora Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini, que recentemente lançou livro “Redescobrindo” receitas da cozinha bragantina.

O livro apresenta, em três capítulos, as principais receitas, mais de noventa neste volume, que foram publicadas na coluna semanal que a autora Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini assinou no jornal Cidade de Bragança, por cerca de cinco anos.

Receitas tiradas de exemplares antigos do jornal de propriedade de seu avô materno, de livros de receitas de pessoas amigas e da família, outras resgatadas no Mercado Municipal da cidade onde os feirantes foram relatores da historia culinária das gerações passadas, em especial no quesito doces à base de frutas. 

Outras receitas são memórias do tempo em que a autora, ainda criança, era dirigida por sua avó no preparo de alguns quitutes simples e, finalmente, mais receitas que mostram a linha do tempo da autora no resgate de doces e salgados saboreados e aprendidos nos tempos de escola, na troca com colegas de trabalho, amigas e com leitoras das colunas do jornal; todas elas testadas, adaptadas as medidas para os padrões atuais e aprovadas pelo paladar.

Em geral, o tema gerador de cada capítulo destaca pessoas e fatos ligados à cidade natal e à vida pessoal e social da autora e de personagens de Bragança Paulista, levando o leitor a se familiarizar com o assunto abordado e preparar a receita em sua casa.

Receitas que fazem parte da tradição bragantina (como as preparadas com carne suína e a famosa linguiça), alguns doces e salgados que se oferecem ao leitor através do texto que os introduz e outras comidinhas que chamam atenção pela rapidez e facilidade com que são preparadas e que, ao serem apresentadas, resultará em elogios.