Iguape revela os sabores e aromas caiçaras

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A autêntica culinária caiçara será destaque na 12ª edição do Revelando São Paulo Vale do Ribeira, em Iguape, que acontece dos 03 a 07 junho, e vai revelar os sabores e aromas da mesa paulista, levando ao litoral a tradição do interior. A anfitriã Iguape desperta paladares com a pura tradição da região. Manjuba, cuscuz, peixes, pirão de banana, o bolinho feito de mandioca e alho, conhecido como Mandiocalho, e o Bolo de Roda, feito de farinha de milho, e polvilho de araruta, receitas que estão presentes no cotidiano das famílias não só de Iguape, mas de Vale do Ribeira.

Município de ligações históricas com os primórdios do Brasil, Cananéia também marca presença com o peixe espalmado, um filé sem espinha, defumado e salgado na fumaça do fogão a lenha, o município é conhecido por apresentar no Festival uma das grandes atrações do Vale: a Cataia, cachaça consagrada como o “Whiskey de pescador”, feita com as folhas da cataia, erva medicinal com vários benefícios farmacêuticos, sua produção é tão singular que no Revelando São Paulo o stand desta cachaça fica no pavilhão de artesanato.

Confira as delícias que estarão postas na mesa paulista do Revelando:

  • A farinha de mandioca é um traço marcante do Vale do Ribeira. O município de Jacupiranga, traz ao Revelando uma farinha feita de modo exclusivamente artesanal. Sua produção começa com a colheita da mandioca que depois é descascada, prensada, peneirada, torrada e ensacada à mão, de todo esse processo, resulta o ingrediente fundamental de muitas iguarias da culinária da região do Ribeira.
  • Uma união de ingredientes caiçara faz com que a Moqueca de Manjuba torne-se um prato recheado de cultura e tradição. A junção da manjuba com a farinha de mandioca e os tempos, todos cozidos na folha de bananeira, faz com que o prato mantenha reavivada a memória do Vale do Ribeira.
  • Com uma tradição cinqüentenária, o Buraco do Quente do Bi, de Pariquera-Açu, é um pão sem miolo, no qual é preenchido com carnes de boi e de porco, ambas temperadas e fritas na chapa. O tradicional sanduíche foi criado no bar do senhor Benedito, mais conhecido por Bar do B, e preserva a cultura local caiçara.
  • Tradicional de Ribeirão Grande, município do alto do Ribeira, o Rojão, prato feito em dias de celebrações. Preparado com carne de porco socada com nove temperos diferentes e que formam uma massa. Essa massa é acoplada a uma madeira roliça, que o deixa com formato de um rojão.
  • Feito com farinha de milho e polvilho de araruta, uma erva cuja raiz tem fécula branca que pode ser consumida o Bolo de Roda é um prato tradicional de Iguape. Os dois ingredientes citados são misturados com leite, óleo e ovos, formando uma massa que pode ser enrolada em forma de roda. A iguaria foi trazida ao Revelando pelos municípios de Eldorado e Jacupiranga e também está presente no cotidiano das famílias do Vale do Ribeira.

O evento é gratuito e funcionará das 9h às 21h. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.

Serviço:
XII Revelando São Paulo – Vale do Ribeira
Data: 03 a 07 de junho
Horário: das 09h às 22h
Local: Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira
Endereço: Rua Ana Cândida Sandoval Trigo,s/n, Iguape

Estacionamento no local
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela internet
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca