A Arte das Figureiras do Vale do Paraíba

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Em São José dos Campos, Festival de Cultura Tradicional Paulista recebe culinária, artesanatos e manifestações culturais de tropeiros, caipiras e caiçaras

Com o tempo, criatividade, sensibilidade e humor, fizeram com que as figureiras passassem a espelhar suas vivencias em arte. O barro cru ganhou formas, e com ele, identidade e histórias. Esta pluralidade cultural marca a XIV edição do Revelando São Paulo no Vale do Paraíba que acontece de 8 a 12 de julho, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, em São José dos Campos.

Noivinhas, carros de boi, galinhas e tantas outras peças dão forma à argila e ao seu universo cultural. As figureiras modelam suas obras usando o barro que é amassado delicadamente com os dedos e para dar acabamento, usam ferramentas improvisadas, como palitos, facas e hastes de bambu. Em algumas peças, também são acrescentados outros matérias, como por exemplo, arames.

Deve ser observado que as obras destes artistas preservam verdadeiros tesouros de nossa nacionalidade. É por isto que vale a pena conhecer e prestigiar os trabalhos deste importante pólo criativo da cultura tradicional identitária de São Paulo.

LILI FIGUREIRA – Maria Benedita dos Santos, conhecida como Dona Lili, partiu aos 96 anos, deixando um legado de tradição da cultura paulista na arte de se fazer peças de barro. Conhecida como uma das mais populares artistas do Vale do Paraíba, Lili nasceu em Taubaté, mas se mudou ainda pequena para a cidade vizinha, onde criou uma tradição familiar com a produção de peças, feita por filhos e netos.

Pelo seu trabalho, ela foi homenageada várias vezes, tendo recebido o título de Mestre da Cultura pelo Ministério da Cultura em 2009.

O Revelando São Paulo eterniza seu nome, e sabe da importância que esta mulher tem para a continuidade dos saberes do artesanato das figureiras e na história das tradições identitárias de São Paulo.