Revelando São Paulo recebe receitas tradicionais caipiras, caiçaras e tropeiras

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quem gosta de boa comida vai saber apreciar cada momento do Revelando São Paulo Entre Serras e Águas, que acontece de 7 a 11 de janeiro, no parque Edmundo Zanoni, em Atibaia. São 100 receitas tradicionais caipiras, caiçaras e tropeiras, que prometem deixar os dias dos visitantes mais saborosos.

O famoso feijão tropeiro, o bolinho caipira (feito com milho), o suco de limão cravo, são alguns dos pratos que vai estar no festival. Além disso, o público também vai poder se deliciar com bolinho de chuva salgado, que pode ser acompanhado com o café caipira, torrado e moído na hora.

Foto: Reinaldo Meneguim – Buraco Quente de Mairiporã

A cidade anfitriã do Festival, Atibaia, está presente nesta grande Mostra de sabores com os Virados de Ervilha e de Banana, comidas identitárias do município. Da mesma região bragantina, Mairiporã vem com um lanche diferenciado, o Buraco Quente, com o coração da banana como um dos recheios.

Itapirapuã Paulista, município recém chegado ao Festival, traz sua culinária com o traço característico da região do Vale do Ribeira: a Mandioca. Nestes saberes e fazeres que de certa forma conta a história do Vale, vamos encontrar a Vaca Atolada ( carne em pedaços com mandioca), bolinho de mandioca recheado com carne seca, pão caseiro de mandioca e doces de mandioca.

Com compotas, doce de leite, de abóbora, conservas, pães, biscoito, geleias, licores e cachaças,  a cidade de Socorro compõe os municípios que conferem ao Revelando a tradição de reunir em um Festival, o melhor dos doces feitos na culinária paulista.

Foto: Rafael Leitão – Carne na Lata de Redenção da Serra

Para fechar esta breve lista para aguçar seu paladar, Redenção da Serra vem ao Revelando com Tutu de Feijão, torresmo, carne com batata, arroz, farofa e a singular carne na lata, conservada como os tropeiros e caipiras de antigamente, armazenadas junto a banha do porco, isto prolonga a durabilidade do alimento e confere um sabor apurado e único.

Além dos espaços de culinária, o Festival de Cultura Paulista também artesãos de 90 munícipios e atrações no palco, como Folias de Reis e Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos  de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques.

Serviço:

VIII Revelando São Paulo Entre Serras e Águas

Data: 7 a 11 de janeiro

Horário: das 10h às 21h

Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni

Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia

Estacionamento no local

Entrada franca