Culinária com Pinhão no Festival Entre Serras e Águas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reinaldo Meneguim – Bolinho Caipira com Pinhão, culinária de São Francisco Xavier

O Pinhão tem presença importante em muitos municípios, como Lagoinha, São Luis e Cunha e Campos de Jordão. De um modo geral, paralelamente às novas descobertas que acompanham certos modismos, é possível observar-se ainda, seu consumo calcado na tradicionalidade.

Pinhão Assado no braseiro, na chapa, nas bordas das fogueiras , Conservas de pinhão, Bolinhos de Pinhão, Paçoca de Pinhão, Usualmente o pinhão é cozido em água para a utilização em inúmeras preparações, ou assado diretamente na chapa do fogão a lenha. a Mesa Paulista apresenta uma infinidade de iguarias que representam e fazem parte da história de muitas cidades.

O Pinhão é o fruto do nosso Pinheiro do Paraná ou pinheiro do Brasil, (Araucária Angustíflora), arvore nativa e símbolo da região meridional do Brasil. No passado suas florestas cobriam boa parte da região sul e do Sudeste do Brasil, a ponto de ser chamado de Pinheiro do Brasil.

Com toda esta representatividade, a iguaria estará no centro dos diálogos sobre a Mesa Paulista, que acontece por meio das Rodas de Conversas realizada no dia 21/01, às 10h. Culinaristas, pesquisadores, representantes da Comissão Paulista de Folclore e que aprecia a história da culinária paulista participam deste encontro que colherá experiências e saberes sobre as receitas com Pinhão.

IX Revelando São Paulo – Roda de Copnversa Culinária com Pinhão
Data: 21de janeiro  
Horário: 10h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia

Entrada franca