Comida tradicional do Congado Atibaiense é destaque no Revelando

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Virado é um elemento de muita identidade com a Mesa Paulista. No Festival de Atibaia, ele representa a cultura caipira e conta um pouco a trajetória de nosso estado como uma iguaria tropeira

Por sua praticidade, o Virado era o prato usual de monçoeiros e tropeiros. E por onde passaram deixaram sua marcas, muitos comuns e difusas pela Cultura Caipira e Piracuara. Ponto Macio, consistência macia, é o ponto dos Virados e que só a Farinha de Milho , que não possui amido, pode dar.

A Mesa Paulista presente no Revelando São Paulo Entre Serras e Águas apresenta a culinária tradicional de São Paulo. Um desses sabores marcantes que podemos encontrar no Festival são os Virados de Ervilha e Banana, de grande tradição da anfitriã Atibaia. A cidade que recebe o Revelando São Paulo traz essa receita todos os anos, o prato leva esse nome pela forma como é preparado, pois depois de acrescentar a farinha de milho deve-se mexer e `virar` bem.

Muito confundido com o Tutú, o diferencial da receita é a farinha usada. Para o Virado é usada a farinha de milho, já o Tutú é feito com a farinha de mandioca. Como grande produtora de ervilha na década de 50 e 60, os atibaienses desenvolveram a receita com a iguaria da região. A gerente de folclore e cultura popular da prefeitura de Atibaia e pesquisadora de cultura tradicional, Lilian Vogel, se dedicou durante quase dois anos a buscar a receita mais comum na região.

A pesquisadora conta que o Virado de Ervilha não ficou tão conhecido na zona urbana devido a concorrência com as ervilhas importadas da argentina e a mudança do plantio de feijão ao invés das ervilhas, que por uma série de fatores, como por exemplo o clima, estava mais rentável aos produtores.

A essência dessa receita é a ervilha e a farinha de milho branca. O outro ingrediente também usado por consequência da grande plantação de milho branco na região de Atibaia e Itatiba. A região dos bairros do Portão, Maracanã e Ribeirão dos Porcos, local da congada vermelha, era onde se consumia a comida.

Além da boa comida você pode apreciar os artesanatos e outras atrações no palco como folias de Reis e Divino, Orquestras de Viola, Violeiros, grupos de Catira, Congos e Moçambiques.

IX Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
Data: 20a 24 de janeiro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia

Entrada franca