Rodas de Conversa no Revelando Atibaia

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As rodas de conversas se constituem como espaços de formação que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos. Pode-se considerar como um espaço baseado no respeito aos conhecimentos e experiências dos sujeitos participantes; valorização do sujeito, bem como da conversação; espaço de troca de ideias entre os sujeitos participantes e técnicos. 

O Revelando São Paulo abre espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional. Nesta edição, de Atibaia recebe no Auditório “Revelando”, no Parque Edmundo Zanoni, as seguintes rodas:

O artesanato será contemplado no primeiro dia do Festival, com a nas rodas: “Bordadeiras” Origem e Histórias do Bordado”  (dia 20/01). No dia 21/01 também é o momento de dialogar  “Em Torno do Barro”, ceramistas abordam as experiências, saberes e fazeres dos tradicionais mestres do artesanato feito em Cerâmica. A Roda apresenta Mestres de locais de grande identidade com o artesanato em Barro, como os Vales do Paraíba e do Ribeira. Além de Revelar está cultura de São Paulo, o espaço também propicia a troca de conhecimentos sobre processos de criação e o diálogo respeito da trajetória que a arte no barro tem em suas cidades.

A Quinta-feira de Revelando São Paulo (21/01), também abre o espaço para a Mesa Paulista, abordando a Culinária com Pinhão. O Pinhão tem presença importante em muitos municípios, e de um modo geral, paralelamente às novas descobertas que acompanham certos modismos, é possível observar-se ainda seu consumo calcado na tradicionalidade.

Os municípios que contam com festas, folias e pousos do divino abrem a roda no dia 22/01 para falar sobre os cantares e as singularidades desta manifestação pouco conhecida. A Abaçaí Cultura e Arte e a Comissão Pualista de Folclore abrem a conversa para uma das manifestações que mais tem núcleos representativos no Estado.

Fechando a série, também no dia 22 de janeiro, a roda “Benzedeiras Folhas e Flores que curam”, o Festival traz a oportunidade de conhecer as mulheres e homens que trabalham pela cura, bênçãos e milagres. É uma pratica nem sempre reconhecida, muitas vezes consideradacurandeirismo, destinada acurardoentes, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por implementos, como terços, ervas, crucifixos, ao tempo em que se aplica umaprece. Constitui-se num importante elemento da cultura popular doBrasil, e tem suas origens nosincretismo religioso.

A troca de informação que tais diálogos provocam, contribui para a construção em conjunto de ações de salvaguarda da cultura, bem como estimulam a reflexão.

Rodas de Conversa em Atibaia – Revelando São Paulo  -Entre Serras e Águas 2016

20/01 – 14h: Origens Do Bordado, Histórias da Agulha

21/01 – 10h: Culinária com Pinhão

21/01 – 14h: Em Torno do Barro – Artesanato em Cerâmica

22/01 – 10h: Músicas para o Divino

22/01 – 14h: Benzedeiras, Mãos que Curam

Parque Edmundo Zanoni, Av. Horácio Netto, 1.030 – Atibaia SP

Entrada Franca