Revelando São Paulo – 12/08/2015 – Revelando São Paulo chega a Valinhos

Foto: Del Rodrigues – Encontro do Divino nas águas do Rio Piracicaba, inspiração para o cartaz da Edição Estadual – Valinhos 2015

O Festival de Cultura Paulista tradicional comemora a 19ª edição celebrando com as manifestações tradicionais e folclóricas, culinária e artesanato do interior paulista e vivencias com as culturas caipiras, caiçaras e tropeiras.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura de Valinhos, o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional comemora sua 19ª edição, contemplando a herança e identidade cultural oriundas de 160 municípios do Estado. O evento acontece de 19 a 27 de setembro, no Parque Municipal Bruno Nardini em Valinhos.

Nesta edição comemorativa, são 60 espaços de culinária e 60 de artesanato. O Festival também conta com o tradicional Rancho Tropeiro, com o lúdico espaço das Brincadeiras de Todos os Tempos e com a participação da centenária Corrida de Cavalhada. No palco, aproximadamente 200 grupos chegam com manifestações artísticas durante os dez dias do Revelando.

O festival dispõe de espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo os doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”.

Os pratos são de dar água na boca e chamam a atenção do público, muitos, pelos nomes curiosos. Entre os destaques, o Buraco Quente, com duas receitas diferentes, trazidas pelos municípios de Mairiporã e Pariquera-Açu. A comida tropeira também se faz presente com versões diferenciadas, como a de Monteiro Lobato, com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada, e Natividade de Serra, com arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirelinha.

Com uma programação diferenciada a cada dia, o Revelando oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, nos espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe, entre outras.

O evento é gratuito, das 9h às 21h. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, a festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.

Vivencie a cultura tradicional de São Paulo em Valinhos, que fica a menos de 100 km da capital. O evento é gratuito, das 9h às 21h. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br

Programação Revelando São Paulo
Programação Permanente

60 espaços de artesanato6 espaços de culinária Rancho tropeiro Espaço: Brincadeiras de todos os tempos

19 de Setembro – Sábado
Encontro de Orquestras de Viola
X Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

20 de Setembro – Domingo
Cerimônia da Paz – Início da Cerimônia Transreligiosa – Festival da Amizade

21 de Setembro – Segunda
Tarde das Serestas
Encontro das manifestações cosmopolitas

22 de Setembro – Terça
Encontro de Bandas e Fanfarras
Encontro das manifestações cosmopolitas – Continuação

23 de Setembro – Quarta
Encontro de Violeiros
Encontro de Sanfoneiros

24 de Setembro – Quinta
Encontro de Catira
Encontro de São Gonçalo, Encontro de Adoradores da Santa Cruz, Encontro de Fandango e Cururu

25 de Setembro – Sexta

Encontro de Quadrilhas
Noite de São João

26 de Setembro – Sábado
Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
Reiada (Encontro de Folias de Reis) Festa de Cosme e Damião Corrida de Cavalhadas
Noite dos Tambores

27 de Setembro – Domingo
Encontro de caminheiros Encontro de Romeiros ,Congado Paulista

Serviço:

XIX Revelando São Paulo

Data: 19 a 27 de setembro

Horário: das 09h00 às 21h00

Local: Parque

Endereço:

Estacionamento no local

Entrada franca

Ao vivo pela internet na TV Revelando

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support