Revelando São Paulo – 12/06/2015 – Revelando São Paulo chega ao Vale do Paraíba

São José dos Campos recebe Festival de Cultura Tradicional Paulista, com culinária, artesanatos e manifestações culturais de tropeiros, caipiras e caiçaras. Foto: Reinaldo Meneguim

A cultura tradicional paulista, com suas cores, aromas e sabores, chega a São José dos Campos no período de 8 a 12 de julho, durante a XIV edição do Festival da Cultura Tradicional – Revelando São Paulo – Vale do Paraíba. Neste grande festival, que vai acontecer no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, das 10h às 21h, com entrada franca, a pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço, em uma grande celebração da identidade cultural paulista.

Idealizado pela Abaçai Cultura e Arte, em parceria com o a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Governo do Estado de São Paulo, o programa Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional promove o encontro das mais diversas manifestações culturais do Estado de São Paulo, reunindo artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 100 municípios de diversas regiões do Estado, contemplando o universo de caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.

Durante os cinco dias do evento, o público terá contato com a tradição paulista e conhecer manifestações culturais como: catira, caiapó e cavalhada, cururu, jongo, congada e reiada, recomenda de almas, fandango, Moçambique, batuque e violeiros. A cada dia o Revelando São Paulo traz uma programação deferente e cheia de história das raízes do povo paulista.

O Revelando São Paulo é também uma viagem aos aromas e sabores da rica e deliciosa culinária paulista. Dos doces aos salgados, passando pelas comidas tropeira e caiçara, todas as regiões do Estado estão representadas nos espaços de culinária e rancho tropeiros, com receitas tradicionais guardadas por gerações. Tudo é preparado na hora, seguindo as receitas de família, muitas em fogões a lenha, construídos especialmente para o Festival.

Nos espaços do artesanato, é possível conferir o trabalho de artesãos em palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, crochê e bordado, entre outras técnicas e materiais. Os artesãos produzem o material ali, junto ao público, durante os dias do evento. São panos de prato, toalhas, colchas, objetos de decoração, móveis, imagens de Santos e bonecos.

Outro local que merece destaque e vale a visita é o Arranchamento Tropeiro, onde é possível vivenciar o cotidiano da vida tropeira e conhecer o dia a dia das tropas de Piquete, Caçapava e São José, além é claro de ouvir uma boa moda de viola.

Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba

8 a 12 julho

10h às 21h

Parque da Cidade – Roberto Burle Marx”

Entrada franca

Estacionamento no local
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br (11) – 3312 2900
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br
twitter: revelandosp / facebook: revelandosaopaulo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support