Vivencie o Revelando e conheça Valinhos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Bem próximo da cidade de São Paulo, a tradição cultural de 160  municípios paulistas se revela com sua culinária, artesanato e manifestações tradicionais durante a 19ª Edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. O Festival, que acontece entre os dias 19 a 27 de setembro de 2015, na cidade de Valinhos ,  oferece uma verdadeira viagem  para descobrir a identidade cultural do interior de São Paulo.

Uma programação diferenciada, com a participação de 150 grupos de comunidades tradicionais e folclóricos, como Congadas, Batuques, Folias, Império do Divino, Moçambique, Cavalarias, Fandangos, Bonecões, que permeiam a vida cultural dos paulistas durante todo o ano, estarão aqui na capital paulista, nesta grande vitrine cultural.

A viagem pelo pavilhão de culinária contempla as iguarias do caiçara, tropeiro e do caipira. Em poucos passos, os visitantes poderão provar os sabores das histórias do avô e da avó, como broas de milhos, doces de todas as cores, frutas e cheiros, bolinhos caipiras de farinha de milho e de mandioca com recheios diversos, café torrado e moído na hora, feijão tropeiro, galinhada, afogados, virados e pratos diferentes como a paçoca de carne, linguiça caipira feita com leite, buraco quente, João deitado (broa de milho enrolado na folha de bananeira) entre outros

Um passeio pelo pavilhão do artesanato levará o público a uma viagem pela tradição de municípios do Interior. Os trançados de folha de bananeira das cidades de Miracatu e Paraibuna, as imagens de Santos das cidades de Votorantim, Joanópolis e Itararé, as bonecas em palha de Redenção da Serra, as louças de barros dos municípios de Apiaí, Sete Barras, Barra do Chapéu e Itaóca, os entalhes em madeira de Praia Grande, Piracaia e Guararema e os bordados da cidade de Vera Cruz e Presidente Prudente são alguns dos trabalhados confeccionados na hora pelos artesãos.

Os carros de bois, charretes e carroças estarão na arena todos os dias, com desfiles e passeios.Um carnaval essencialmente de rua e espontâneo, comum nas cidades do interior paulista também faz parte da programação do evento. As ruas do entorno do parque receberão mais de 90 bonecões e cabeções de 5 blocos tradicionais entre eles o Bloco da Vaca da cidade de Arthur Nogueira que arrasta uma multidão ao som de 80 ritimistas.

Além da vivência com a cultura caipira que o Revelando proporciona, a cidade de Valinhos também oferece uma série de opções de Turismo. Saiba mais  sobre a cidade que acolhe a edição estadual do Revelando 2015.

Conheça Valinhos!

Em 28 de maio de 1896, a pequena e próspera Vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz e, em dezembro de 1955, se tornou município de Valinhos. Atualmente, com mais de 120 mil habitantes, é conhecida como a capital nacional do “Figo Roxo” e também pela grande produção de goiaba “in natura”. Uma história construída pela união de esforços de brasileiros, italianos e japoneses.

Um município singular, que convive harmoniosamente com o desenvolvimento agrícola e industrial, relevo e clima privilegiados. Sinônimo de qualidade de vida, a cidades possui atrativos diversificados e recebe a todos de braços abertos.

Valinhos tem riquezas naturais, arquitetônicas, históricas e é berço de filhos ilustres, como Adoniran Barbosa, Flávio de Carvalho e João do Monte.

Roteiro de Turismo

Roteiro: Agroturismo (Sítio Kusakariba, Adega Tio Mario, Camping Macuco)

O roteiro oferece a oportunidade visitar a produção de algumas frutas, doces e licores. Valinhos também tem vinho de qualidade!

Além disso, é possível conhecer a tradição dos descendentes italianos e japoneses, que influenciaram a região, fazendo com que a cultura local se tornasse, até hoje, cheia de encantos.

Roteiro: Ecoturismo 

O Ecoturismo é realizado na Serra dos Cocais a mais de 900 metros de altitude, Área de Preservação Ambiental. Possui trilhas com fauna e flora específicas graças à peculiaridade de sua formação geológica. O roteiro inclui visita a um sítio com plantação de figo roxo, onde se encontra o delicioso figo com chocolate, com vista panorâmica da cidade.

Roteiro: Turismo com as Estrelas

O “Turismo com as Estrelas” é realizado no Observatório de Valinhos, ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Os participantes podem ver o céu noturno por meio de dois telescópios e também observar a Lua, o planeta Júpiter e os aglomerados de estrelas conhecidos como “caixinha de jóias”. A visita inclui o reconhecimento de constelação e palestra sobre Astronomia em geral.

Roteiro: Turismo Religioso

O Roteiro Religioso oferece aos visitantes a oportunidades de visitar patrimônios religiosos arquitetônicos e históricos, importantes desde a criação e desenvolvimento do município. O turista tem a oportunidade de conhecer particularidades, que somente em visitas monitoradas podem ser vivenciadas.

Roteiro: Cultural e Histórico 

O Roteiro Cultural e Histórico, o visitante tem a vivência de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais do nosso município. Há um resgate da memória e a identidade de bens culturais de valor histórico e artístico, como edificações, museus, entre outros espaços.