Congado Paulista vai colorir as ruas de Valinhos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reinaldo Meneguim

XIII Encontro de Congos e Moçambiques acontece no domingo de encerramento do Revelando em Valinhos, dia 27/09

Com o objetivo de evidenciar e contribuir na salvaguarda e valorização dos Reinados de Congos do Estado de São Paulo, um complexo de manifestações culturais de raiz afro brasileira de extrema importância para o Estado. Esta manifestação vive na cultura de comunidades e grupos por meio de um notável trabalho baseado na permanência dos saberes antigos e na continuidade das novas gerações que levam adiante toda a essência do congado.

Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas – Atibaia 2015

O Festival da Cultura Paulista Tradicional que acontece em Valinhos no Parque Monsenhor Bruno Nardini, recebe o encontro do Congado Paulista no dia 27 de setembro. O colorido e a sonoridade de grupos de todo o estado estarão nas ruas de Valinhos apresentando este Patrimônio Imaterial da Cultura.

Atualmente temos contato com 50 reinados de congos espalhados pelo interior e metrópole. Partindo dos aspectos históricos e culturais de importantes regiões do continente africano, da introdução da cultura africana no Brasil em decorrência da escravidão, da miscigenação com as tradições religiosas dos colonizadores portugueses e também dos indígenas brasileiros, traça-se o surgimento desta tradição por todo o país.

Saiba mais:

 Congos

Congos, Congadas são folguedos que comumente aparecem na forma de préstitos (cortejos), os participantes cantando e dançando, em festas religiosas ou profanas, homenageando, de forma especial, São Benedito. Muitos desses folguedos cumprem também um papel auxiliar no catolicismo popular, ajudando tantos e tantos devotos a cumprir suas promessas. Sua instrumentação varia em cada região, havendo destaque para a percussão, sempre com muito peso estimulando muitos momentos de bailados vigorosos e manobras complicadas. Há congos de sainhas, com grande quantidade de caixas, com chapéus de fitas, com manejos de bastões e espadas (alguns grupos exibindo exemplares dos Exércitos dos tempos do Império e inicio da Republica). As vezes possuem reinado (rei, rainha, vassalagem) envolvendo parte dramática com embaixadas e lutas. Dentre estes, as mais completas são as congadas do Litoral Norte (Ilhabela e São Sebastião), por suas estruturas complexas e presença das marimbas.

Moçambique

Moçambique ou maçambiques são folguedos que aparecem durante quase todo ano nos municípios do Vale do Paraíba, nos que circundam a cabeceira do Tietê e Noroeste de São Paulo. São grupos religiosos que homenageiam com suas musicas e suas danças seus santos padroeiros, sobretudo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Suas atuações caracterizam-se por manobras (evoluções) e manejos de bastões, por vezes complicados. Seu trago distintivo são os paias, (carreiras de guizos) ou gungas (pequenos chocalhos de lata), atados aos tornozelos dos moçambiqueiros.

Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos 
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo