Taioba, usos e receitas na mesa paulista

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Presente na cultura caipira há gerações, a Taioba pode ser utilizada tanto como alimento diário, quanto como medicamento

Parecida com uma folha de inhame, a Taioba é uma planta que se encontra na mesa paulista há gerações e pode ser consumida de diversas maneiras, desde o talo até a folha. Além disso, o vegetal também gera um tipo de batata, que também pode ser consumido.

Dona Cida, nascida e criada em São Francisco Xavier, cidade localizada a 155 km de São Paulo, contou que consome a Taioba desde criança e também explicou que o consumo deve ser feito separadamente. Primeiro você separa a folha do talo, depois tira a nervura da folha, podemos refogar as duas parte separadas que ficam muito boas.

Além de ser um bom acompanhamento de um arroz e feijão fresquinho, a Taioba também faz bem para a saúde. Segundo a Nega Ba, da cidade de Olímpia, 453 km da capital paulista, o vegetal serve para fortalecer o sistema imunológico. “Minha avó sempre dizia que a Taioba é boa para anemia, intestino e para pele”.

A Taioba refogada também pode acompanhar Cuscuz e Angu de Fubá, pratos preparados pela cidade de Olímpia durante o Revelando São Paulo Vale do Paraíba. Um fato interessante sobre a planta, é o fato de ela poder ser colhida o ano inteiro.

Roda de Conversa

Durante o Festival de Cultura Tradicional Paulista, que acontece em São José dos Campos, vai acontecer uma roda de conversa, na qual será compartilhado os saberes da tradicionalidade da Taioba na mesa paulista.

A conversa acontece na sexta-feira, 10 de julho, às 10h, no Parque da Cidade, em São José dos Campos, mesmo local que acontece a 14ª edição do Revelando São Paulo.

Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho

Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br 
Ao vivo pela internet. Acesse o site e acompanhe pela TV Revelando