Bala esticada de Guaratinguetá, a doce tradição do Vale

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Patricia Suzuki

Fazer doces caseiros é uma tradição mantida por muitas famílias, principalmente em cidades do interior de São Paulo. Doce de abóbora, doce de leite, pé de moleque, dedo de moça, cocada, cajuzinho, doce de figo, doce de batata doce, bala de coco, entre outros. Hoje, alguns incrementaram a variedade e preparam até o doce de jiló.

Na era dos chocolates, crepes, brownies e sorvetes, os doces tradicionais ainda são muito procurados, em especial a bala de coco, que não pode faltar nas festas de aniversário, principalmente no interior.

Leite do coco, água e açúcar vão ao fogo e depois de muito esforço físico acabam se transformando em deliciosas balas de coco que derretem na boca. Durante o processo de produção manual, de ?esticar?, a bala vai mudando de cor. O tom transparente inicial vai ficando cada vez mais branco e ela vai esfriando.

A arte de fazer esta deliciosa guloseima é tradição na família de Beatriz Ribeiro da Silva, que aprendeu vendo sua mãe preparar estas delícias caseiras para vender em Guaratinguetá. Minha mãe seguiu os passos de minha avó, que sempre fazia em festas na fazenda de meu avô e me ensinou. Entre os quatro filhos, sou a única que sigo a tradição que já foi ensinada a meus filhos, que hoje ajudam no preparo, conta. A família prepara 30 quilos de bala de coco por dia, além dos outros doces tradicionais. Os doces são fabricados para venda, mas também são doados para festas religiosas, como a de São Benedito.

Cada família tem sua receita, mas o modo de fazer encanta quem vê. Após dar o ponto certo na bala, é preciso esticar a bala até que fique no ponto certo para o corte e consumo. Não é fácil dar o ponto, pois é muito comum a bala açucarar, por isso é preciso ficar bem atento e ter força nos braços, conta Jean Rubens Mariano, que hoje ajuda Beatriz a preparar as balas. Segundo ele, são 380 puxadas até a bala ficar no ponto certo.

No Revelando São Paulo os doces são trazidos pelos municípios de Guaratinguetá, São João da Boa Vista e Praia Grande.

Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho

Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br (11) 3312 2900 
Ao vivo pela internet. Acesse o site e acompanhe pela TV Revelando