Bolo de Roda: o sabor e o paladar Iguapense no Revelando

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nascidas e criadas nos de município de Iguape, as irmãs Dimari, Vanda, Cida, Dinei e Maria trazem para a XII edição do Revelando São Paulo no Vale do Ribeira, o tradicional Bolo de Roda. O Festival que acontece em Iguape de 7 de junho, no Centro de Eventos da cidade, promete revelar a diversidade cultural e agitar o fim de semana do feriadão.

A iguaria que leva povilho de araruta (uma erva cuja raiz tem fécula branca que pode ser consumida), farinha de milho, ovos, água e cravo, traz um gostinho um tanto quanto especial quando assado na fornalha e embrulhado na folha de bananeira.

Para Maria de Morais Cavalcanti, 61, o bolo também é conhecido como bolo caipira e bolo de carnaval. Este nome se deu porque os familiares e amigos costumavam ir para a minha casa no feriado prolongado de carnaval. Meus pais e avós faziam este prato tradicional neste período, contou.

Presente em todas as edições do Revelando em Iguape, Maria não cansa de comparecer ao festival. Com planos para participar das próximas edições ela pretende levar toda a família.

O encontro da diversidade que acontece aqui é muito bonito. Podemos vivenciar os fandangos, as violas e ainda poder encontrar pessoas de muitos lugares e, além disso, também posso degustar a culinária de pratos que vi pela primeira vez aqui. O evento traz o cheiro da infância e faz com que os dias passem de maneira diferente, explicou.

Aprenda como fazer o Bolo de Roda

1kg de farinha de milho

1 kg e ½ de polvilho de araruta

12 ovos

2 copos de óleo

2 colheres de sal

Cravo a gosto

Modo de preparo

Molhe a farinha de milho com água e acrescente o polvilho, até a massa dar liga. Acrescente os demais ingredientes e amasse com a mão, até a massa desgrudar dos dedos. Crie em formas redondas e, pronto, é só colocar para assar com o forno bem quentinho. Em forno elétrico fica pronto em média de 40 minutos.