Centenária Cavalhada apresenta o folguedo no Revelando SP

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com a participação de 30 cavaleiros,a  cavalhada da cidade de São Luiz do Paraitinga faz uma representação da batalha dos Mouros e Cristãos, contagiando o publico com as manobras e teatralização.
Foto: Rafael Leitão

O Revelando São Paulo Valinhos recebe nos dias 19/09 (16h) e 20/09 (10h), a tradicional Cavalhada de São Pedro de Catuçaba, de São Luiz do Paraitinga. Com mais de 150 anos de tradição este folguedo é mantido há gerações pelas famílias da cidade.

A celebração portuguesa tradicional representa a guerra entre os mouros e os cristãos. A história registra que a Rainha Isabel decretou, no século XIII, que toda a festa do Divino deveria ter apresentações de cavalhadas, como símbolo do cristianismo.

Em São Luís do Paraitinga, o registro desta manifestação é de 1870. Os dois mestres do grupo, Lauro de Castro Faria e Renô Martins de Castro, que há mais de 40 anos participam da Cavalhada, contam que seus pais já vivenciavam esta manifestação cultural desde infância, há mais de 100 anos.

O grupo, que ficou inativo, retomou as apresentações na década de 50. “Nosso grupo se apresenta sempre na Festa do Divino, em São Luís do Paraitinga, mas também no Revelando São Paulo  onde nos convidam”, afirma Castro.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, é gratuito e de 19 a 27 de setembro em Valinhos , a 74 Km da capital, sempre das 9h às 21h. Toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet através da TV Revelando.

Foto: Rafael Leitão

Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca