Revelando São Paulo – 03/09/2015 – Rodas de Conversa: diálogo, conhecimento e aprendizado

Benzedeiras,  Cerâmicas de Barro, Violas e Violeiros, Ações Verdes, Cultura de Paz, Rota do Peabiru, Turismo Vivencial são  os temas para
diálogo, conhecimento e aprendizado

As rodas de conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos. O Revelando São Paulo Valinhos 2015 abre o espaço para o diálogo, bem como para o  compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional, da Cultura de Paz e da relação do homem com o meio ambiente.

As rodas serão realizadas durante os dias de Festival, que acontece de 19 a 27 de setembro com entrada gratuita.

Conheça os temas que estarão na roda de conversa do Revelando São Paulo – Valinhos:

Verde que te quero Verde – 21/09 – Segunda-Feira, 14h. Espaço dedicado a educação ambiental, aberto à propostas e ideias para a preservação do planeta através de ações que visem a sustentabilidade. Por nossas cidades mais verdes, nesta roda se conversará sobre plantio, utilização de hortas e assuntos que que harmonizem nosso cotidiano com a natureza.

Benzedeiras – 22/09 -Terça-Feira, 14h. É uma pratica nem sempre reconhecida, muitas vezes considerada curandeirismo, destinada a curar doentes, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por implementos, como terços, ervas, crucifixos, ao tempo em que se aplica uma prece. Constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso. Os saberes e fazeres  tradicionais de mulheres e homens que trabalham pela cura, bênçãos e milagres.

Deus é Maior que Nossos Corações –  23/09 – Quarta-feira, 14h. As ações da Cultura de Paz sempre estiveram presentes no Festival Revelando São Paulo como um dos princípios fundamentais de expositores, apreciadores da cultura paulista e todos que constroem o Festival. Já de um tempo a humanidade vem buscando construir o caminho da convivência harmoniosa entre os semelhantes e com toda a manifestação da vida em nossa comunidade terrestre. Nesta roda de conversa, estará no centro do diálogo o compartilhamento de conceitos religiosos e de paz, inspirado na frase de Paulo de Tarso, “O que nos une é mais forte do que nos separa”, este encontro sugere a todos que através da diversidade espiritual que um mundo novo é possível.

Em Torno do Barro – 24/09 – Quinta-feira, 14h.  Com o tema “Em torno do Barro”, artesãos, pesquisadores e mestres ceramistas abordam as experiências, saberes e fazeres dos tradicionais mestres do artesanato feito em Cerâmica. A Roda apresenta Mestres de locais de grande identidade com o artesanato em Barro, como os Vales do Paraíba e do Ribeira. Além de Revelar está cultura de São Paulo, o espaço também propicia a troca de conhecimentos sobre processos de criação e o diálogo respeito da trajetória que a arte no barro tem em suas cidades.

Caminhos do Peabiru – 25/09 – Sexta-Feira, 10h. Professores, historiadores e convidados se reúnem para dialogar sobre o Peabiru, um estudo que pretende mostrar os caminhos que eram utilizados pelos povos sul-americanos no período pré colombiano e no período dos primórdios da colonização do Brasil.

Turismo Vivencial – 25/09 – Sexta-Feira, 14h. O Turismo como forma de adquirir vivências e experiências completas. Nesta Roda, os participantes dialogam sobre como promover um turismo que proporcione o real conhecimento de lugares e culturas.

Raqueados e Ponteios –  25/09 – Sexta-Feira  9h. Roda de conversa sobre a Viola com Jackson Ricarte instrumentista que abrirá o diálogo sobre a diversidade dos ritmos e as técnicas de ponteio da Viola Caipira.

Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support