Rodas de Conversa: diálogo, conhecimento e aprendizado

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Benzedeiras,  Cerâmicas de Barro, Violas e Violeiros, Ações Verdes, Cultura de Paz, Rota do Peabiru, Turismo Vivencial são  os temas para
diálogo, conhecimento e aprendizado

As rodas de conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos. O Revelando São Paulo Valinhos 2015 abre o espaço para o diálogo, bem como para o  compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional, da Cultura de Paz e da relação do homem com o meio ambiente.

As rodas serão realizadas durante os dias de Festival, que acontece de 19 a 27 de setembro com entrada gratuita.

Conheça os temas que estarão na roda de conversa do Revelando São Paulo – Valinhos:

Verde que te quero Verde – 21/09 – Segunda-Feira, 14h. Espaço dedicado a educação ambiental, aberto à propostas e ideias para a preservação do planeta através de ações que visem a sustentabilidade. Por nossas cidades mais verdes, nesta roda se conversará sobre plantio, utilização de hortas e assuntos que que harmonizem nosso cotidiano com a natureza.

Benzedeiras – 22/09 -Terça-Feira, 14h. É uma pratica nem sempre reconhecida, muitas vezes considerada curandeirismo, destinada a curar doentes, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por implementos, como terços, ervas, crucifixos, ao tempo em que se aplica uma prece. Constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso. Os saberes e fazeres  tradicionais de mulheres e homens que trabalham pela cura, bênçãos e milagres.

Deus é Maior que Nossos Corações –  23/09 – Quarta-feira, 14h. As ações da Cultura de Paz sempre estiveram presentes no Festival Revelando São Paulo como um dos princípios fundamentais de expositores, apreciadores da cultura paulista e todos que constroem o Festival. Já de um tempo a humanidade vem buscando construir o caminho da convivência harmoniosa entre os semelhantes e com toda a manifestação da vida em nossa comunidade terrestre. Nesta roda de conversa, estará no centro do diálogo o compartilhamento de conceitos religiosos e de paz, inspirado na frase de Paulo de Tarso, “O que nos une é mais forte do que nos separa”, este encontro sugere a todos que através da diversidade espiritual que um mundo novo é possível.

Em Torno do Barro – 24/09 – Quinta-feira, 14h.  Com o tema “Em torno do Barro”, artesãos, pesquisadores e mestres ceramistas abordam as experiências, saberes e fazeres dos tradicionais mestres do artesanato feito em Cerâmica. A Roda apresenta Mestres de locais de grande identidade com o artesanato em Barro, como os Vales do Paraíba e do Ribeira. Além de Revelar está cultura de São Paulo, o espaço também propicia a troca de conhecimentos sobre processos de criação e o diálogo respeito da trajetória que a arte no barro tem em suas cidades.

Caminhos do Peabiru – 25/09 – Sexta-Feira, 10h. Professores, historiadores e convidados se reúnem para dialogar sobre o Peabiru, um estudo que pretende mostrar os caminhos que eram utilizados pelos povos sul-americanos no período pré colombiano e no período dos primórdios da colonização do Brasil.

Turismo Vivencial – 25/09 – Sexta-Feira, 14h. O Turismo como forma de adquirir vivências e experiências completas. Nesta Roda, os participantes dialogam sobre como promover um turismo que proporcione o real conhecimento de lugares e culturas.

Raqueados e Ponteios –  25/09 – Sexta-Feira  9h. Roda de conversa sobre a Viola com Jackson Ricarte instrumentista que abrirá o diálogo sobre a diversidade dos ritmos e as técnicas de ponteio da Viola Caipira.

Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca