Os sabores de São Paulo em Valinhos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A autêntica culinária caipira, caiçara e tropeira será destaque no Revelando São Paulo que acontece em Valinhos, a 74 quilômetros da capital, de 19 a 27 setembro, e vai revelar os sabores e aromas da mesa paulista, com toda a tradição do interior. O festival conta com espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões de São Paulo.

A anfitriã Valinhos recebe a cozinha de mais de 50 cidades do do interior e litoral paulista, despertando paladares com pratos como a Paçoca de Carne, Bolo de Roda, Bolinho Caipira, Requeijão de Prato, Buraco Quente e Linguiça Caipira.

Confira as delícias que estarão postas na mesa paulista do Revelando:

  • Com uma tradição cinqüentenária, o Buraco do Quente do Bi, de Pariquera-Açu, é um pão sem miolo, no qual é preenchido com carnes de boi e de porco, ambas temperadas e fritas na chapa. O tradicional sanduíche foi criado no bar do senhor Benedito, mais conhecido por Bar do B, e preserva a cultura local caiçara.

  • Pilão, farinha de milho e mistura de carnes. Estes são os ingredientes base para que a deliciosa paçoca de carne, do município de Pilar do Sul seja criada. A paçoca é considerada uma das iguarias tradicionais do universo tropeiro. Além da Paçoca, a cidade também traz ao Revelando São Paulo, iguarias do milho verde como suco, bolo, sopa e bolinho feito com o bagaço do milho.

SONY DSC
  • Outro prato tradicional de Redenção da Serra é a Carne na lata, conservada como os tropeiros e caipiras de antigamente, armazenada junto à banha do porco, isto prolonga a durabilidade do alimento e confere um sabor apurado e único, acompanhada de Tutu de Feijão, torresmo, carne com batata, arroz e farofa.                                               
  • O município de Olímpia traz a Linguiça Caipira, preparada com carne de porco e leite. Tradicional na região noroeste do Estado, principalmente em Olímpia, a linguiça também é conhecidacomo linguiça cuiabana. A responsável pela culinária de Olímpia, Maria Abadia Ferreira da Costa, conhecida como Nega Baque também é primeira rainha do Clube de Congado formado em Olímpia, conta que seus bisavôs faziam a linguiça com carne de vaca, leite, sal e temperos.
  • Os bolinhos caipiras são feitos de farinha de milho e de mandioca, com diversos recheios e formas – frango, carne, lingüiça, pinhão. Os recheios são sempre bem temperados e colocados crus, para que o calor do fritar os cozinhe. O Revelando São Paulo traz essa parte importante da culinária caipira à capital.
  • O requeijão de prato é feito exclusivamente com leite e sal. Depois de coalhado, o leite vai ao fogo, preferencialmente no fogão a lenha – devido à sua capacidade de manter o calor por mais tempo – e após adquirir consistência, é colocado em um prato, do qual toma a forma. Dentro de uma hora e meia, o requeijão está pronto para consumo. Essa iguaria é trazida ao Revelando pelo município de Lagoinha.

O evento é gratuito e funcionará das 9h às 21h. 


Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca

Assessoria de Imprensa:

Revelando São Paulo

Diego Dionísio – (11) 9688.8412

Priscila Freitas – (11) 98440-0249

Rafael Leitão (11) 9 9688-5212

imprensa@revelandosaopaulo.org.br