Revelando São Paulo – 03/09/2015 – Os sabores de São Paulo em Valinhos

A autêntica culinária caipira, caiçara e tropeira será destaque no Revelando São Paulo que acontece em Valinhos, a 74 quilômetros da capital, de 19 a 27 setembro, e vai revelar os sabores e aromas da mesa paulista, com toda a tradição do interior. O festival conta com espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões de São Paulo.

A anfitriã Valinhos recebe a cozinha de mais de 50 cidades do do interior e litoral paulista, despertando paladares com pratos como a Paçoca de Carne, Bolo de Roda, Bolinho Caipira, Requeijão de Prato, Buraco Quente e Linguiça Caipira.

Confira as delícias que estarão postas na mesa paulista do Revelando:

  • Com uma tradição cinqüentenária, o Buraco do Quente do Bi, de Pariquera-Açu, é um pão sem miolo, no qual é preenchido com carnes de boi e de porco, ambas temperadas e fritas na chapa. O tradicional sanduíche foi criado no bar do senhor Benedito, mais conhecido por Bar do B, e preserva a cultura local caiçara.

  • Pilão, farinha de milho e mistura de carnes. Estes são os ingredientes base para que a deliciosa paçoca de carne, do município de Pilar do Sul seja criada. A paçoca é considerada uma das iguarias tradicionais do universo tropeiro. Além da Paçoca, a cidade também traz ao Revelando São Paulo, iguarias do milho verde como suco, bolo, sopa e bolinho feito com o bagaço do milho.

SONY DSC
  • Outro prato tradicional de Redenção da Serra é a Carne na lata, conservada como os tropeiros e caipiras de antigamente, armazenada junto à banha do porco, isto prolonga a durabilidade do alimento e confere um sabor apurado e único, acompanhada de Tutu de Feijão, torresmo, carne com batata, arroz e farofa.                                               
  • O município de Olímpia traz a Linguiça Caipira, preparada com carne de porco e leite. Tradicional na região noroeste do Estado, principalmente em Olímpia, a linguiça também é conhecidacomo linguiça cuiabana. A responsável pela culinária de Olímpia, Maria Abadia Ferreira da Costa, conhecida como Nega Baque também é primeira rainha do Clube de Congado formado em Olímpia, conta que seus bisavôs faziam a linguiça com carne de vaca, leite, sal e temperos.
  • Os bolinhos caipiras são feitos de farinha de milho e de mandioca, com diversos recheios e formas – frango, carne, lingüiça, pinhão. Os recheios são sempre bem temperados e colocados crus, para que o calor do fritar os cozinhe. O Revelando São Paulo traz essa parte importante da culinária caipira à capital.
  • O requeijão de prato é feito exclusivamente com leite e sal. Depois de coalhado, o leite vai ao fogo, preferencialmente no fogão a lenha – devido à sua capacidade de manter o calor por mais tempo – e após adquirir consistência, é colocado em um prato, do qual toma a forma. Dentro de uma hora e meia, o requeijão está pronto para consumo. Essa iguaria é trazida ao Revelando pelo município de Lagoinha.

O evento é gratuito e funcionará das 9h às 21h. 


Serviço:

Revelando São Paulo – Valinhos
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: R. Dom João VI, 82, Valinhos
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Ao vivo pela TV Revelando em nosso site
facebook: revelandosaopaulo

Entrada franca

Assessoria de Imprensa:

Revelando São Paulo

Diego Dionísio – (11) 9688.8412

Priscila Freitas – (11) 98440-0249

Rafael Leitão (11) 9 9688-5212

imprensa@revelandosaopaulo.org.br

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support