Os sabores e aromas da Mesa Paulista em São José dos Campos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reinaldo Meneguim – Bolinho Caipira de São Francisco Xavier (Vale do Paraíba)

As delícias das culinárias caipira, caiçara e tropeira no Revelando São Paulo Vale do Paraíba

As culinárias dos caipiras, caiçaras e tropeiros serão destaques no XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba, em São José dos Campos. Realizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, de 8 a 12 de julho, o festival mostra as delícias da Mesa Paulista de cerca de 100 municípios do Estado de São Paulo.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), o festival dispõe de mais de 50 espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado. Culinaristas de todo o estado estarão, durante os cinco dias do evento, produzindo doces caseiros, bolinhos caipira, bolos, virados, feijão tropeiro, entre outras iguarias de dar água na boca.

Alguns pratos têm nomes curiosos, como o Roupa Velha, de Tremembé, que leva carne seca refogada acompanhada de arroz, virado de feijão, quibebe, farofa e linguiça calabresa fresca, ou mesmo o Buraco Quente, de Mariporã, que além do nome é preparado com o coração da banana e legumes, servido no pão francês. A grande novidade deste ano, participando pela primeira vez em São José dos Campos, é a paçoca de carne, de Pilar do Sul, preparada no pilão com farinha de milho e carnes. É até possível, confundir a paçoca de carne com a farofa, mas a diferença está no preparo. A paçoca precisa que a farinha de milho seja socada no pilão por aproximadamente uma hora, enquanto a farofa é feita apenas da mistura dos alimentos.

Outro prato tradicional de Redenção da Serra é a Carne na lata, conservada como os tropeiros e caipiras de antigamente, armazenada junto a banha do porco, isto prolonga a durabilidade do alimento e confere um sabor apurado e único, acompanhada de Tutu de Feijão, torresmo, carne com batata, arroz e farofa. O município de Olímpia traz a linguiça cuiabana, preparada com carne de porco e leite.

Sabor que não pode faltar no Revelando São Paulo, ainda mais na edição do Vale do Paraíba, é o tradicional bolinho caipira, presente em muitas cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Pindamonhangada. Feito com farinha de milho e recheio de carne, o bolinho caipira surgiu no Vale do Paraíba, no século XVII,com os tropeiros, que durante as paradas das tropa, misturam a farinha de milho com água e temperos para rechear com carnes ou peixe. Cada município tem sua receita e seus segredos, mas todos são de dar água na boca e fazem muito sucesso durante o festival da cultura tradicional paulista.

Os municípios de Paraibuna, Redenção da Serra e Pindamonhangaba trazem o característico café da manhã caipira. O café é passado no coador de pano todos os dias, de manhã e à tarde, e depois servido com broas de milhos, bolinhos de chuvas e biscoitinhos de nata. Tudo feito em fogões à lenha.

Os doces, trazidos por doceiras dos municípios de São João da Boa Vista, Praia Grande e Guaratinguetá, também são destaques e destroem qualquer dieta. Delícias como goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas são preparadas durante todos os dias do evento, podendo ser saboreadas na hora ou levadas para casa.

Além dos espaços de culinária e Rancho Tropeiro, o público poderá conferir os trabalhos manuais tradicionais de mais de 70 espaços de artesanato, brincadeiras de todos os tempos e mais de 100 grupos, que trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento.

O Festival é gratuito e funcionará das 9h às 21h. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.

Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho
Horário: das 10h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br (11) ? 3312 2900
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br
twitter: revelandosp / facebook: revelandosaopaulo