Espanhol Ingls      

Abaçai

Edição Vale do Paraíba

A XIV edição do Festival da Cultura Tradicional - Revelando São Paulo - Vale do Paraíba, será realizada no município de São José dos Campos (SP), entre os dias 8 a 12  de  Julho de 2015. O evento acontecerá no Parque da Cidade "Roberto Burle Marx", das 10h às 21h, com entrada franca. 

Durante cinco dias, a cidade que "é considerada a Capital do Vale do Paraiba " recebe artesãos, culinaristas e grupos de manifestações culturais tradicionais de aproximadamente 100 municípios de São Paulo. Congadas, moçambiques, folia de Reis, catiras, jongos, São Gonçalos, modas de viola, carros de bois e tropeiros, movimentarão o Vale do Paraíba. 

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Abaçaí Cultura e Arte, o festival conta com espaços de culinária, de artesanato, Rancho Tropeiro, além das brincadeiras de todos os tempos e a tradicional Corrida de Cavalhada. 

O Arranchamento Tropeiro, espaço vivencial o cotidiano da vida tropeira tem espaço garantido das tropas de Piquete, Caçapava e São José. 

As delícias da culinária caipira, piraquara, caiçara e tropeira estarão representadas nos espaços dedicados à alimentação e convivência. O público poderá provar a Galinhada de São Longuinho, os bolinhos caipiras, a comida tradicional tropeira e as comidas vindas do litoral norte de São Paulo. 

Sobre São José dos Campos

São José dos Campos é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, está localizada estrategicamente entre São Paulo e Rio de Janeiro e ligada por modernas rodovias e pelo aeroporto. Distante 97 km de São Paulo, é uma cidade que une cultura tradição e tecnologia. 

A população preserva a cultura local, influenciada pela história dos bandeirantes, que traçaram pela região os caminhos rumo ao ouro das Minas Gerais, e dos tropeiros que vinham do sul do estado vizinho. A zona rural concentra quase 70% do território do município, boa parte em áreas de proteção ambiental. 

Hospitaleira, a cidade recebe bem os migrantes de todas as partes, muitos dos quais participam do crescimento local de São José dos Campos uma cidade que une cultura, tradição e tecnologia. A cidade está bem próxima das praias, da região serrana e de outros destinos turísticos do vale. Entre uma ou duas horas de carro, é possível chegar a Ubatuba, Campos do Jordão ou Aparecida, onde fica a Basílica Nacional, maior santuário mariano do mundo. 

A temperatura média anual do município é de 21,3 °C e a mata atlântica é a vegetação original da cidade.