Espanhol Ingls      

Abaçai

Edição Atibaia

Edição Entre Serras e Águas - Atibaia 

A IX edição do Festival de Cultura Paulista Tradicional - Revelando São Paulo - Entre Serras e Águas -, ocorreu no município de Atibaia (SP), entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2016, das 10h às 21h. O evento foi realizado no Parque Dr. Edmundo Zanoni, que conta com 38.700 m2 e abriga uma ampla área verde com diversidade de flores, lago e viveiro de pássaros. 

Durante esses dias, os visitantes contemplaram as apresentações de mais de 300 grupos de cultura tradicional como batuques, folias, jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança-fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos, fandangos, além da rica culinária paulista e também seu rico artesanato, em diversos estandes.


Tradição Marcante 

Em Atibaia, contamos com um espaço de convivência e compartilhamento da cultura caipira, cuja ideia é reviver essa atmosfera por meio da culinária, das modas de violas, dos fogões a lenha e da hospitalidade destas famílias tradicionais.

Os estandes desse espaço trazem o sabor e o aroma singular do café caipira, acompanhado de receitas consagradas da culinária caipira, como Bolinho de Chuva ( doce e salgado), Bolo de Fubá e a Broa de Milho. É possível encontrar também, uma grande mostra da vida caipira por meio das tralhas, modas de violas e comidas feitas no fogão a lenha.

A culinária, passada de geração para geração, tem galinhada, arroz, feijão tropeiro, linguiça, frango, polenta, quirela e torresmo, que enchem os olhos aguçando paladares e apetites. 

Conheça nossa cultura. Vivencie a tradicional história paulista.


IX Festival da Cultura Paulista Tradicional - Entre Serras e Águas 

De 20 a 24 de janeiro de 2016, das 10 às 21h 


As inscrições estão abertas e encerram-se dia 18 de novembro 

Parque Dr. Edmundo Zanoni
Av. Horácio Neto, 1.030 Atibaia, SP. 

Entrada Franca 


Sobre Atibaia

Atibaia está localizada a 65 km de São Paulo (SP) e nasceu junto com o movimento das Bandeiras. Quando as expedições seguiam rumo ao Brasil, paravam em Atibaia para descansar. Foi então que o bandeirante Jerônimo de Camargo mandou construir uma capela próxima ao rio Tubaia em homenagem a São João Batista. Ao redor dessa capela começou a se formar uma pequena aldeia e assim foi crescendo a cidade. Em 1761, a aldeia foi elevada à Freguesia e oito anos depois a município. Hoje, transformada em estância Turística, tem sua economia baseada no turismo e no cultivo das flores e morangos.

O clima é bom durante todo o ano, cuja temperatura média é de 19°C. Para quem deseja praticar esportes radicais, como parapente ou asa delta, o período do ano mais indicado para isso é a primavera.

A diversidade da flora em Atibaia é bastante significativa. De algumas espécies da Mata Atlântica, que compõe a região, muitas são usadas para fins medicinais. Ainda apresenta muitos afloramentos rochosos com tamanhos diversos. A região é montanhosa com a altitude variando entre 900 e 1.400 m.